nome blog

PanSeg - Promoções e Vendas

A importância do flúor

O flúor é um componente químico mineral que existe naturalmente em concentrações variadas na água que bebemos.

O uso do flúor em bochechos, comprimidos, ou gotas, prescritos pelo seu dentista  ou médico, no consultório odontológico ou na água de abastecimento, é de extrema importância na prevenção da cárie. Ao entrar em contato com a superfície do dente, o flúor se incorpora a ele passando a fazer parte de sua estrutura, conferindo-lhe resistência à cárie dentária.

Além disso, quando o dente sofre um ataque por ácidos produzidos pelas bactérias presentes na boca, o flúor agirá neutralizando o efeito destes ácidos,  fazendo com que o cálcio perdido para saliva ‘volte’ novamente para o dente.

Como o flúor atua?

- O flúor se concentra nos ossos em crescimento e nos dentes em desenvolvimento das crianças, ajudando a endurecer o esmalte dos dentes em formação, os que já se formaram e os que ainda vão nascer.

- O flúor trabalha durante os processos de desmineralização e remineralização que ocorrem naturalmente na boca. A saliva contém ácidos que causam a desmineralização nos dentes. Estes ácidos são liberados após a alimentação.Em outros momentos – quando sua saliva está menos ácida – ocorre justamente o oposto, a reposição do cálcio e do fósforo que mantém seus dentes resistentes. Este processo é chamado de remineralização. Quando o flúor está presente durante a remineralização, os minerais depositados são mais duros do que seriam sem o flúor, ajudando a fortalecer seus dentes e a prevenir a dissolução durante a próxima fase de desmineralização.

Onde encontrar:

Além de ser encontrado na água que bebemos, o flúor pode ser encontrado nos alimentos processados que foram preparados ou reconstituídos com água fluoretada. Uma xícara de chá pode conter até 1 mg de flúor. Sopas e ensopados feitos com peixe e ossos de carne bovina também fornecem flúor. A carne de galinha desossada mecanicamente, assim como frutos do mar e fígado bovino, é rica em flúor.

A outra forma é o uso tópico de produtos que agem diretamente sobre os dentes, podendo ser de uso caseiro ou aplicado pelo dentista. Tais produtos existem sob a forma de soluções para bochechos, gel, mousse, verniz e pasta fluoretadas utilizadas na escovação. Estas são as formas mais eficientes e seguras de uso do flúor tópico.

4 Comentários

  • claudio manuel Publicado em 23 de maio de 2011 às 4:31.

    gostei muinto da materia aque esposta mas gostaria que descrevessem um pouco mais sobre os metodos de uso do fluor

  • amandacristina Publicado em 26 de agosto de 2012 às 13:25.

    eu gostei muito

  • amandacristina Publicado em 26 de agosto de 2012 às 13:26.

    eu adorei muito

  • celiairene Publicado em 25 de outubro de 2012 às 23:07.

    adorei o que acabei de ler muito importante o uso do fluor

Deixe seu comentário!

Consulte a rede credenciada no portal www.portalvalesaude.com.br ou ligue em nossa Central de atendimento ao cliente por meio do
telefone 0800 776 7777 e solicite o agendamento de consultas na Central de Agendamento Vale Saúde.

Vale Saúde
Todos os direitos reservados ®