Nós somos o que comemos. Se queremos cabelos fortes, bonitos e grandes, precisamos caprichar na dieta. Dos fatores que impactam no crescimento capilar (genética, idade, ambiente, etc.), a dieta é um dos poucos que você pode controlar. Neste guia, listamos os melhores alimentos para buscar crescimento dos cabelos, deixando eles maiores, bonitos e fortes.
Antes de falar dos alimentos, vamos comentar sobre alguns dos principais micronutrientes necessários para os cabelos.
Quais os nutrientes necessários para o crescimento capilar?
Esses são os nutrientes fundamentais para estimular o crescimento capilar:
- Proteínas: o cabelo, assim como a pele e as unhas, é feito de proteínas específicas (queratina, colágeno e elastina). A proteína é o que oferece elasticidade aos cabelos e unhas. Unhas e cabelos quebradiços pode ser sinal de deficiência protéica.
- Gorduras Essenciais: outro nutriente essencial para os cabelos são as gorduras. Tanto a família da ômega 3 (ALA, DHA, EPA, DPA) quanto o ácido linoléico, conhecido também como ômega-6. A deficiência dessas gorduras na alimentação pode ocasionar secura nos cabelos e coceira do couro cabeludo.
- Ferro: outro nutriente essencial para cabelos e unhas é o ferro. Ele é responsável pelo transporte de oxigênio no sangue. Um dos principais sinais de que o seu organismo está deficiente de ferro é o cansaço sem explicação. A deficiência de ferro também pode tornar os cabelos mais quebradiços.
- Zinco: outro nutriente fundamental para o funcionamento das glândulas sebáceas. A deficiência de zinco pode ocasionar a queda de cabelo. Uma boa fonte desse nutriente são os feijões, nozes e grãos integrais.
- Vitamina B: diversas vitaminas são essenciais para os cabelos e unhas. Mas a vitamina B, em específico, pode ocasionar secura no couro cabeludo. Alimentos que incluem vitamina B são nozes, sementes e grãos integrais.
- Vitamina C: eis outra vitamina fundamental para o cabelo e pele, uma vez que ela está envolvida na produção de colágeno, o que dá sustentação tanto para os cabelos, quanto para a pele e unhas. Além desse potencial de colágeno, esse nutriente também age como antioxidante, exterminando os radicais livres que oxidam a pele.
Quais são os melhores alimentos para crescimento dos cabelos, pele e unhas?
Agora que você conheceu alguns dos nutrientes fundamentais, vamos falar de algumas das melhores fontes. Os alimentos abaixo são os que reúnem o maior número dos nutrientes citados acima, escolhidos por densidade nutricional.
Salmão
O salmão e outros peixes de água salgada são ricos em ômega-3, que como vimos acima é uma das gorduras essenciais para a hidratação capilar.
Além disso, o salmão também tem quantidades razoáveis de ferro e vitamina B12, outros nutrientes essenciais para a saúde do cabelo e queda.
Uma porção de salmão, atum ou cavala deve ser ingerida pelo menos duas vezes por semana para se obter os níveis de ômega-3 necessários para um cabelo e pele saudáveis. Se você sobre com calvície, o salmão é um excelente alimento para incluir na sua dieta.
Ovos
Ovos estão entre os alimentos mais recomendados por todos os nutricionistas. E não é por acaso. O ovo contém uma das proteínas com maior valor biológico. Ele é rico em biotina, que ajuda no crescimento capilar. A biotina é uma precursora da queratina, sendo muito presente em medicamentos e shampoos para queda capilar.
Existem estudos consistentes que ligam a ingestão de biotina com crescimento capilar.
Espinafre
O vegetal do marinheiro Popeye também entra na nossa lista de bons alimentos que estimulam os folículos capilares. Embora nem todos apreciem o seu gosto, o espinafre é um vegetal denso em nutrientes essenciais, rico em folato, ferro e um conjunto de vitaminas fundamentais para o cabelo, como a vitamina A, um dos nutrientes que auxiliam as glândulas sebáceas a produzir sebo no couro cabeludo.
Por fim, esse vegetal é uma boa fonte de ferro, que como vimos acima pode te ajudar muito.
Batata-doce
O maior motivo da batata doce entrar na nossa lista é o fato dela ser uma das melhores fontes de beta-caroteno que existem. Vimos acima que a calvície pode estar ligada a deficiência de vitamina A, e a batata doce pode suprimir isso, mantendo os fios fortes e saudáveis. Existem alguns estudos que associam o consumo de batata doce com a aceleração do crescimento capilar.
Por fim, vale lembrar que é preciso consultar um nutricionista para montar uma dieta adequada para o seu perfil e objetivos. A intenção deste artigo é meramente informativa. A ideia é apenas apresentar o potencial nutritivo de alguns alimentos na perspectiva estética.
Abacate
Eis outra fruta muito recomendada por nutricionistas, principalmente por ser uma boa fonte de gorduras saudáveis. O abacate também é uma boa fonte de vitamina E, que age como antioxidante, livrando a epiderme de radicais livres que ocasionam a oxidação das células. Por fim, ele é uma boa fonte de ácidos graxos essenciais.
Nozes
Embora não seja costume de consumo do brasileiro, as nozes podem oferecer uma série de benefícios para a sua saúde e a saúde dos seus cabelos. Ela fornece vitamina B, zinco e ácidos graxos essenciais. A deficiência de alguns desses ácidos já foi cientificamente associada à calvície masculina. Portanto, adicionar nozes a sua dieta é uma boa pedida. Ela pode ser consumida de várias formas, atendendo o seu gosto e facilitando a adição dela na dieta.
Ostras
Outro alimento pouco popular na mesa do brasileiro, mas que pode fornecer muitos nutrientes essenciais para os seus cabelos, unhas e pele. As ostras são ricas em zinco, que pode reverter a queda capilar causada por deficiência de zinco. Outra boa pedida é suplementar zinco em cápsulas.
Feijão
Por fim, temos um alimento bastante presente na mesa do brasileiro. O feijão também é uma boa fonte de zinco. Cem gramas de feijão fornece cerca de 7% das necessidades diárias de zinco. Além disso, o feijão é rico em biotina e folato.
Quais desses alimentos você vai incluir na sua dieta? Comente abaixo!
Apaixonada por gastronomia e cultura, criei esse site para compartilhar meus conhecimentos e minhas experiências, dicas de alimentação saudável e comportamento alimentar! Atuei por quase 10 anos como nutricionista, e atualmente me dedico a redação desse site, e nas horas vagas, faço artesanato.