Como fazer iogurte natural? Você sabe?
Primeira coisa você vai precisar das famosas mudinhas de kefir que são aqueles famosos bichinhos dos iogurte os lactobacillus. Essas mudas você pode conseguir por doação de alguma pessoa que você conheça mas também existe lugares que vende os lactobacillus desidratados.
Você pode encontrar os grãos de kefir de 2 formas no leite e na água:
Quais são os benefícios do kefir?
- Aumento da imunidade;
- Melhora do funcionamento intestinal;
- Aliado no controle de candidíase de repetição.
Preparando o seu iogurte natural
Como fazer o iogurte natural você vai precisar dos grãos cultivados no leite
Você vai precisar:
4 colheres de sopa dos grãos de kefir
500 ml de leite pasteurizado (sempre utilizar leite cozido)
1 pote de vidro higienizado e esterilizado
1 colher de plastico
papel toalha ou papel filme
1 elástico
Modo de preparo
1 – Transfira os grãos para o vidro e cubra com o leite.
2 – Tampe o vidro com o papel toalha ou o plastico filme no plastico filme precisa fazer alguns furinhos em cima e prenda com o elástico.
3 – Mantenha em temperatura ambiente longe da luz dentro do armário é o ideal e deixe fermentar por 24 horas.
4 – Após a fermentação, o liquido do kefir está pronto e deve ser coado para outro recipiente com auxilio de uma peneira, mexendo devagar ate soltar todos os grãos.
5 – lave bem os grãos que sobraram na peneira com leite apenas para soltar a gosma que forma e após isso os transfira para um recipiente de vidro e reinicie o processo de fermentação.
Obs: Conforme os grãos vai aumentando seu volume o indicado é ir dobrando a quantidade de leite. Quando tiver uma quantidade muito grande você também pode optar por congelar uma parte dos grãos que podem ser guardados por até 1 ano, assim sempre terá grãos para doação.
Você pode bater o iogurte com frutas para ficar mais saboroso e nutritivo, vitaminas e apos 3 dias de fermentação ele vai estar na consistência de iogurte mais denso.
Deixo aqui também um vídeo com a demostração do passo a passo:
Se você gostou do nosso artigo compartilha e comenta aqui abaixo.
Apaixonada por gastronomia e cultura, criei esse site para compartilhar meus conhecimentos e minhas experiências, dicas de alimentação saudável e comportamento alimentar! Atuei por quase 10 anos como nutricionista, e atualmente me dedico a redação desse site, e nas horas vagas, faço artesanato.