Pular para o conteúdo

Como fazer Macarrão: Receita fácil e simples (Veja o passo a passo)

Saiba uma receita simples e prática, sobre como fazer macarrão e confira como deixar suas refeições ainda mais completas e deliciosas, com as dicas do nosso blog da Blog Vale Saúde.

Como fazer macarrão

Macarrão é um alimento feito à base de farinha de trigo, água e, às vezes, ovos. Seu nome deriva da palavra italiana maccheroni, que significa “golpear, martelar ou esmagar”. A massa é tipicamente moldada em formas cilíndricas e, em seguida, cozida em água. Existem muitos tipos diferentes de macarrão, que podem ser classificados de acordo com sua forma, tamanho, textura e preparo.

Macarrão é um ingrediente central da culinária italiana e chinesa. É um dos alimentos mais consumidos no mundo e pode ser servido de diversas maneiras. Pode ser simplesmente cozido e temperado com óleo e/ou queijo, ou então servido com molhos e outros ingredientes. Macarrão também pode ser usado em sopas e saladas.

Pequenos macarrões
Como fazer macarrão. Foto: Pexels

Origem

A origem do macarrão é incerta, mas acredita-se que ele surgiu na Europa no século XIII. Alguns historiadores acreditam que o macarrão foi introduzido na Itália. A verdade é que não há registros históricos confiáveis que comprovem a origem do macarrão.

O primeiro registro escrito de macarrão data do século XIV, quando um viajante italiano descreveu uma massa cilíndrica que era cozida em água e servida com molho de carne. No século XVI, o macarrão se tornou um alimento popular na Itália. Na época, era considerado um alimento para pessoas ricas, pois era feito à mão e levava muito tempo para ser preparado.

Como fazer macarrão: Ingredientes necessários

Os ingredientes necessários para fazer macarrão são: farinha de trigo, água e, às vezes, ovos. A farinha de trigo é a principal ingrediente da massa. A água é usada para amassar e dar-lhe a forma desejada. Ovos são usados para dar mais elasticidade e liga à massa.

Para temperar o macarrão, você pode usar: óleo, queijo, molho de tomate, ervas aromáticas, carne e/ou legumes. Os temperos são opcionais e podem ser usados conforme o seu gosto.

Como fazer macarrão
Macarrão sendo feito. Foto: Pexels

Modo de preparo

O primeiro passo para fazer macarrão é misturar a farinha de trigo e a água em uma tigela. Você pode usar:

  • 300g de farinha de trigo;
  • 3 ovos;
  • Sal a gosto.

Mas lembre-se que a massa deve ser consistente e não muito molhada. Se a massa estiver muito molhada, ela ficará pegajosa e difícil de manipular.

Em seguida, amasse até que ela fique lisa e elástica. Se a massa estiver muito dura, você pode adicionar mais água. Se a massa estiver muito mole, você pode adicionar mais farinha. Uma vez que a massa esteja no ponto certo, você pode começar a moldá-la em formas cilíndricas, ou ainda, fazer tiras finas, com cerca de 5mm cada uma.

Como servir

Macarrão pode ser servido de diversas maneiras. Pode ser simplesmente cozido e temperado com óleo e/ou queijo, ou então servido com molhos e outros ingredientes. Macarrão também pode ser usado em sopas e saladas. Existem muitas receitas diferentes para você experimentar. Aqui estão algumas sugestões:

  • Macarrão ao alho e óleo: Cozinhe o macarrão conforme as instruções da embalagem. Em seguida, tempere-o com azeite, alho e ervas aromáticas. Sirva quente.
  • Macarrão com molho de tomate: Tempere-o com molho de tomate e queijo ralado. Sirva quente.
  • Macarrão com frango e legumes: cozinhe o macarrão. Em seguida, tempere-o com frango cozido e legumes cozidos. Sirva quente.
  • Macarrão na salada: Tempere-o com molho de vinagre e óleo. Adicione legumes frescos ou frutas. Sirva em temperatura ambiente ou gelado.
Como fazer macarrão temperado e com molho branco
Macarrão temperado e com molho. Foto: Pexels

Como fazer macarrão: Dicas Extras

Você pode usar qualquer tipo de macarrão que preferir. Massas longas e finas, como spaghetti e fettuccine, são ideais para molhos leves. Macarrões mais grossos e largos, como penne e rigatoni, são melhores para molhos mais pesados.

Você pode usar qualquer tipo de tempero que preferir. Ervas aromáticas frescas, como manjericão e salsinha, dão um toque especial às massas. Você também pode usar especiarias, como orégano e manjerona.

Você também pode adicionar legumes ou frutas às suas massas para dar mais sabor e nutrientes. Alguns legumes comuns que podem ser adicionados são: tomate, cenoura, abobrinha, brócolis, couve-flor e feijão verde.

Podendo ainda, usar qualquer tipo de molho que preferir. Molhos à base de tomate são os mais populares, mas você também pode usar molhos brancos, como molho bechamel, ou molhos verdes, como pesto.

Curiosidades

Aqui estão algumas curiosidades sobre o macarrão:

  • Macarrão é um dos alimentos mais consumidos no mundo.
  • Itália é o principal produtor de macarrão no mundo.
  • Macarrão é um ingrediente central da culinária italiana e chinesa.
  • Existem mais de 600 tipos diferentes de macarrão no mundo.
  • Macarrão é feito à base de farinha de trigo, água e, às vezes, ovos.
Macarrão espaguete
Macarrão. Foto: Pexels

Quer mais dicas e receitas?

Se você gostou desse conteúdo e quer saber mais, vote em nossas estrelas, para avaliar nossa receita e para que possamos, trazer novidades para você, leitor! Acesse também, nosso site do Blog Vale Saúde e confira mais temas como esse!

  • Saiba mais sobre como fazer macarrão, no Wikipédia!

Perguntas Frequentes

Como se faz macarrão?

farinha, o sal e a água em uma tigela e misture até obter uma massa homogênea. Em seguida, abra a massa com um rolo até obter uma espessura de aproximadamente 1 cm. Corte a massa em tiras de aproximadamente 2 cm de largura e deixe-as descansar por cerca de 30 minutos.

Quais os ingredientes necessários para se fazer macarrão?

Para fazer macarrão, você precisará de farinha de trigo, água e sal.

Como se cozinha o macarrão?

Para cozinhar o macarrão, você precisará de água e sal. primeiro, leve a água para ferver em uma panela e adicione o sal. Em seguida, adicione o macarrão e cozinhe até que esteja al dente. Depois de cozido, escorra a água e sirva o macarrão.

Qual o tempo de cozimento do macarrão?

O tempo de cozimento do macarrão varia de acordo com o tipo de massa utilizada. No entanto, geralmente, o macarrão deve ser cozido por cerca de 10 minutos.

Como se tempera o macarrão?

O macarrão pode ser temperado com molho de tomate, queijo ralado, ervas frescas ou qualquer outro ingrediente que você prefira.

Avalie esse artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Afiliado