Pular para o conteúdo

Como fazer purê de batata: Veja o passo a passo!

Aprenda uma receita simples, fácil e barata de como fazer purê de batata. Veja que em nosso site, da Blog Vale Saúde, as dicas deixam as suas refeições ainda mais deliciosas e rápidas de serem feitas!

Como fazer purê de batata

O purê de batata é um prato tradicional, presente em diversas culturas ao redor do mundo. Ele é feito à base de batatas, que são cozinhadas e amassadas, e pode ser servido como acompanhamento de diversos outros pratos. Além disso, o purê de batata é muito versátil e pode ser preparado de diversas formas, como por exemplo, com queijo, ervas ou até mesmo frutas.

Purê de batata com tomate e tempero em cima
Purê de batata com temperos. Foto: Pixabay

No entanto, o purê de batata mais tradicional é o purê de batata simples, que leva apenas batatas, água, leite, manteiga e sal. A receita é bem fácil de fazer e o resultado é sempre gostoso.

Veja também: Como fazer macarrão!

Origem

A origem do purê de batata é bastante controversa, uma vez que o prato é bastante simples e pode ter sido criado em diversos lugares ao redor do mundo. No entanto, a maioria dos especialistas acredita que o purê de batata surgiu na Europa, durante o século XVI.

Na época, as batatas eram consideradas um alimento para os pobres, uma vez que eram muito baratas e fáceis de cultivar. No entanto, com o tempo, as batatas foram ganhando popularidade e acabaram se tornando um alimento presente em diversas culturas.

Purê de batata com molho em cima de uma mesa de madeira
Purê de batata com molho. Foto: Pixabay

O que é o purê de batata?

O purê de batata é um prato à base de batatas cozidas e amassadas. Ele pode ser servido como acompanhamento ou como prato principal. Além disso, o purê de batata é bastante versátil e pode ser preparado de diversas formas, como por exemplo, com queijo, ervas ou até mesmo frutas.

Ingredientes necessários?

Para fazer purê de batata simples, você vai precisar de batatas, água, leite, manteiga e sal. No entanto, se você quiser dar um toque especial à sua receita, pode acrescentar outros ingredientes, como por exemplo, queijo, ervas ou até mesmo frutas.

Além disso, é importante escolher as batatas ideais para o purê. As batatas mais indicadas são as batatas-doces, que são bem macias e fáceis de amassar. No entanto, você também pode usar outros tipos de batatas, como as batatas-de-salsa ou as batatas-inglesas.

Frango no espetinho de madeira com purê de batata embaixo
Purê de batata e frango. Foto: Pixabay

Modo de preparo

O purê de batata é um prato bastante simples de fazer. Primeiramente, você precisa cozinhar as batatas até que elas fiquem bem macias. Em seguida, basta amassá-las até obter uma massa homogênea.

Além disso, é importante adicionar os ingredientes aos poucos, para que você possa controlar a consistência do purê. Por fim, basta adicionar o tempero a gosto e servir.

Confira: Como fazer molho branco!

Como servir

O purê de batata pode ser servido como acompanhamento ou como prato principal. No entanto, se você for servir o purê como prato principal, é importante adicionar outros ingredientes para completar a refeição. Por exemplo, você pode servir o purê com um frango assado ou uma sopa.

Além disso, você também pode usar o purê de batata como base para outros pratos, como uma lasanha ou um torta. No entanto, se você quiser servir o purê como acompanhamento, basta escolher um prato que combine bem com as batatas. Por exemplo, um bife grelhado ou uma salada verde.

Como fazer purê de batata
Purê de batata. Foto: Pixabay

Dicas Extras

Uma dica importante para fazer um purê de batata perfeito é amassar as batatas enquanto elas ainda estão quentes. Isso vai evitar que elas fiquem grudentas e difíceis de amassar. Além disso, também é importante adicionar os ingredientes aos poucos, para que você possa controlar a consistência do purê.

Saiba mais: Como fazer arroz!

Curiosidades

Uma curiosidade sobre o purê de batata é que ele é um prato bastante antigo e já foi servido para diversos chefes de estado e personalidades importantes. Por exemplo, o purê de batata já foi servido para a rainha Elizabeth II, durante uma visita à França, em 2014.

Além disso, também é importante destacar que o purê, é um prato bastante versátil e pode ser preparado de diversas formas.

Prato completo com purê de batata junto
Purê de batata com outros alimentos em um prato. Foto: Pixabay

Quer mais receitas como essa?

Se você gostou das nossas dicas de como fazer purê de batata, conheça mais em nosso site da Blog Vale Saúde! Veja que aqui, você encontra diversas receitas incríveis e fáceis! Avalie nossos conteúdos, votando em nossas estrelas!

  • Confira mais sobre como fazer purê de batata, no Wikipédia!

Perguntas Frequentes

Como fazer purê de batata?

Para fazer purê de batata, você precisa de batatas, leite, manteiga, sal e pimenta. Primeiro, descasque as batatas e corte-as em cubos. Em seguida, coloque as batatas em uma panela com água e deixe-as cozinhar até que estejam macias. Depois, escorra a água da panela e adicione o leite, a manteiga, o sal e a pimenta. Por último, use um garfo ou um mixer para amassar as batatas até que fiquem em purê.

Qual a melhor forma de fazer purê de batata?

A melhor forma, é amassar as batatas, enquanto ainda estiverem quentes, adicionando os demais ingredientes aos poucos, para garantir que você possa controlar a consistência do purê.

Como faço para deixar o purê de batata mais cremosa?

Para deixar o purê de batata mais cremosa, você pode adicionar um pouco mais de leite na hora de amassar as batatas.

Como faço para deixar o purê de batata mais gostosa?

Como faço para deixar o purê de batata mais gostosa?
Para deixar o purê de batata mais gostosa, você pode adicionar um pouco mais de manteiga na hora de amassar as batatas.

Avalie esse artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Afiliado