Comer consciente hoje o assunto que esta tão falado comer consciente também é conhecido como Mindful eating que significa atenção plena. O principal objetivo é melhorar a relação do ser humano com o alimento.
Atualmente a nutrição e o apelo pro uma vida saudável vem sendo muito evidenciado pelas mídias sociais em nosso dia-a-dia. A indústria não fica de fora dessa portanto, já estão em desenvolvimento constante de insumos alimentares como: nutracêuticos, suplementação, refeições fitness e por ai vai uma variação de apelo para uma alimentação saudável.
Mas ai vem a pergunta a alimentação esta cada vez mais equilibrada/ nutritiva, será que nossa mente esta apta a receber tudo isso?
Hoje o que mais observamos na alimentação da população é:
- O comer sem atenção ao alimento e se,
- Alimentar-se de forma muito rápida.
Então com isso vem a tona a tradição meditativa oriental e prática budista, a atenção plena (mindful eating), que pode ser definida como prestar atenção de uma maneira particular: de propósito, no momento presente e sem julgamentos.
Com a técnica comer consciente mindful eating já é comprovado que esta relacionado na prevenção de doenças crônicas e de comorbidades associadas.
Efeitos Fisiológicos do Comer Consciente Mindful Eating
Melhora do sistema imunológico:
- Gerenciamento do estresse;
- Prevenção de doenças crônicas;
- Aumento e melhoria das células Natural Killer
Aumento das áreas do córtex frontal
- Favorece a tomada de decisões, há tornando mais rápida e efetiva;
- Ligado a razão.
Fortalecimento da ínsula
- Percepção das emoções com mais sensibilidade;
- Trabalha o subconsciente;
- Gerenciamento das emoções.
Redução de reatividade
- Manter o equilíbrio.
Por que comemos de forma tão rápida?
Uma das características mais comum da nossa sociedade, relacionada a alimentação, é justamente o fato de fazer as refeições com muita pressa. E isso vem acompanhando o ser humano a muitas décadas e isso é baseado na questão de proteção do alimento.
Comer consciente mindful eating trabalha muito com os sentidos sensoriais
Quando nos alimentamos devemos esta com os 5 sentidos sensoriais ativados no comer consciente com atenção plena você aprende a como colocar em pratica esses 5 sentidos que descrevo abaixo:
- Visão
- Olfato
- Audição
- Tato
- Paladar
Observar estes 5 sentidos torna uma alimentação mais agradável e saborosa. E observado a alimentação com atenção plena, analisando seu prato nos momentos das refeições te ajuda nas mudanças comportamentais.
As pessoas engordam porque comem quando não estão com fome
Precisamos saber como identificar a fome que estamos sentindo dentro delas temos a fome emocional e a fome física. Onde:
Fome física: é fisiológica. E como saber se realmente é este tipo de fome?
Ela se manifesta de varias formas como: barriga doendo, dor de cabeça e irritabilidade.
Fome emocional: Se da pela vontade de comer em função do estado emocional da pessoa. é aquela fome súbita e especifica de um certo alimento e ela não acaba é a famosa “vontade de comer”.
Hoje a técnica de comer consciente mindful eating (atenção plena) também esta sendo aplicada nos casos de transtornos alimentares, principalmente em pessoas que tem compulsão alimentar periódica (TCAP) = FARRA ALIMENTAR.
Este é um dos comportamentos que a pessoa ingere uma quantidade de comida muito grande em um curto espaço de tempo de 2 a 4 horas, acompanhada de sensação de perda de controle sobre o que e quanto comeu.
E como colocar em prática o comer consciente mindful eating?
É uma questão de hábito, é o ponto chave para tudo.
Nosso gatilhos emocionais e o hábito são relacionados no desenvolvimento de compulsões alimentares. O alimento age como uma recompensa para os problemas “gatilhos” diários.
Em quais doenças posso estar aplicando o Comer Consciente mindful eating?
- Obesidade – O comer consciente age no equilíbrio do tripé – mente – corpo – emoções
- Pressão Alta – O comer consciente atua na percepção do sal, onde se consegue diminuir a quantidade ingerida pela pessoa.
- Diabetes Tipo 2 – O comer consciente atua na percepção do açúcar, diminuindo a ingestão de alimentos açucarados e açúcar de adição nos alimentos.
- Depressão – O comer consciente atua no enfoque da experiencia da refeição ativando os 5 sentidos sensoriais.
- Mal de Alzheimer – O comer consciente age no envelhecimento/ demências (Mal de Alzheimer). Melhorando a ativação sensorial da refeição.
O comer consciente atenção plena também ajuda na infância onde as crianças tem uma baixa ingestão de frutas e legumes e verduras, trabalhando então a percepção do sabor, ajudando que a criança venha aumentar o consumo desses alimentos.
10 lições para começar uma prática de Mindful Eating
- Coma somente quando estiver com fome – Note as sensações em seu corpo que lhe dão uma mensagem. Fazendo essa analise das sensações irá te ajudar a identificar se esta realmente com fome.
- Veja o que de melhor está disponível e que você queira comer – Observe a comida que esta disponível se ela contem nutrientes, como ela pode ser preparada. Seu corpo é capaz de fazer melhores escolhas, quando você aprender a ouvir o que realmente é melhor para você novamente.
- Prepare os alimentos – Quando você cozinhar os alimentos observe a textura, o cheiro e sons desses alimentos, com isso você consegue sincronizar seu corpo com os alimentos.
- Desfrute da comida enquanto come. E foco nos alimentos! – Observe a cor, formas e textura dos alimentos. Sinta o cheiro da comida e quando der uma mordida perceba todos os sabores diferentes. Se alimente com calma, com a mente presente.
- Assim que terminar de comer – Note os sentimentos de plenitude, saciedade e satisfação. Perceba os sabores que ficaram em sua mente e na sua boca. Depois que você se alimenta o corpo ele volta ao estado de repouso para ajudar na digestão.
- Depois de algumas horas – Perceba como você ficou após a refeição. Lembre-se que não existe alimentos bons ou ruins, mas sim alimentos que te deixam bem e confortável e alimentos que te deixam com mal estar, cansaço, indigestão ou indisposição. Use seu corpo como bússola e seu cérebro fará melhores escolhas futuras, pelo simples fato de você ter notificado a ele que talvez aquele alimento não faz você se sentir tão bem.
- Sentar para fazer as refeições – É importante se sentar e comer a comida. Ficar em pé você não consegue prestar atenção no que esta fazendo. Este é um hábito que você deve evitar.
- Manter os lanches no prato – É aconselhável sempre colocar o alimento no prato ao invés de comer diretamente no saco ou panela. Isso ajuda a você a reconhecer o quanto e o que você irá comer. Ajudando a manter a atenção no que come.
- Nada de fazer varias coisas enquanto come – Largue todas as distrações como TV, celular, tablet enquanto faz as refeições, porque se estiver distraído enquanto come torna-se difícil de recordar e sentir a quantidade de alimento que consumiu e isso faz com que você ingira mais alimentos que o necessário.
- Coma a quantidade certa de alimentos para você – Sempre antes de uma nova refeição relembre o que você comeu, quando você comeu e quanto você comeu. Pois, você pode não estar com fome e estar comendo de tédio, enquanto assiste TV por exemplo. O ideal é observar os sinais que seu corpo te dá nem comer em excesso de ficar estufado e nem comer muito menos para perda de peso. Aprender a se alimentar com atenção é um caminho longo e duradouro e seguro para estabelecer uma melhor relação com o corpo, com a comida e com a balança. O mindful Eating é uma mudança.
Para saber mais sobre as técnicas de praticas assista este vídeo abaixo:
Saiba mais também sobre o assunto clicando neste link: https://saude.abril.com.br/alimentacao/mindful-eating-alimentacao/
Se você tem dúvidas sobre o assunto ou pensa em seguir esse protocolo, procure um nutricionista para que ele prescreva um plano alimentar personalizado e calculado para você!
Se você gostou deste artigo deixe seu comentário abaixo, e acesse a nossa página principal para mais textos sobre esse universo!
Apaixonada por gastronomia e cultura, criei esse site para compartilhar meus conhecimentos e minhas experiências, dicas de alimentação saudável e comportamento alimentar! Atuei por quase 10 anos como nutricionista, e atualmente me dedico a redação desse site, e nas horas vagas, faço artesanato.