A incidência de doença celíaca têm aumentado muito ao longo dos últimos dez anos, cuja sensibilidade ao glúten afeta cerca de sete por cento da população.
A proteína do glúten, uma proteína encontrado em produtos fabricados a partir de trigo, centeio e cevada veio à tona como um problema dietético sério nos EUA.
O que é o glúten?
É uma proteína composta, que consiste de glutenina e gliadina. Ela está presente principalmente no trigo, cevada e centeio, além de em alguns tipos de aveia. Arroz, milho e tipos de aveia não contêm glúten, e não causam problemas em pessoas sensíveis.
O que é doença celíaca?
A doença celíaca é a alergia ao glúten, produzindo uma resposta imune no intestino, sendo essa uma desordem relativamente rara. Os sintomas de doença celíaca podem incluir:
Diarreia crônica;
Inchaço abdominal e dor;
Defeitos no esmalte dentário;
Vômitos;
Irritabilidade;
Constipação;
Perda de peso;
Palidez, fezes volumosas ou excessivamente mal cheirosas.
Nas crianças sintomas adicionais pode incluir:
Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH);
Problemas comportamentais;
Déficit de crescimento;
Atraso no desenvolvimento e na chegada da puberdade;
Baixa estatura.
A sensibilidade ao glúten produz alguns dos mesmos sintomas em adultos, mas não de maneira tão grave.
O que a alergia pode fazer no seu corpo?
Além dos sintomas listados, pode causar danos ao corpo por prejudicar a absorção de nutrientes no intestino, e uma vez presente na corrente sanguínea, pode causar perda óssea e osteoporose. Ele também provoca uma erupção cutânea grave chamada dermatite herpetiforme. E tem ainda potencial para causar danos cerebrais.
Como você pode descobrir se o glúten é um problema para você e seu filho?
Se você suspeitar que seu filho possui algum desses sintomas causados pela intolerância, leve-o ao médico para ser testado.
O teste mais comum é o teste tTG-IgA, além disso, a biópsia do intestino delgado é recomendada para confirmar um diagnóstico de doença celíaca.
Se você estiver em uma dieta livre de glúten, você talvez terá que consumi-lo por um certo número de meses antes de fazer o teste.
Para descobrir se o glúten pode ser o culpado por seus problemas físicos, remova-o de sua dieta durante um mês. Muitas pessoas acabam descobrindo que uma dieta sem glúten resolve seus problemas digestivos.
Se você gostou deste artigo comenta e compartilha com mais pessoas
Apaixonada por gastronomia e cultura, criei esse site para compartilhar meus conhecimentos e minhas experiências, dicas de alimentação saudável e comportamento alimentar! Atuei por quase 10 anos como nutricionista, e atualmente me dedico a redação desse site, e nas horas vagas, faço artesanato.