Pular para o conteúdo

Como fazer soro caseiro: Aprenda o passo a passo e saiba para que serve!

Confira como fazer soro caseiro, saiba para que serve, como tomar e quais os benefícios dessa bebida. Veja as principais dicas no conteúdo a seguir, da Blog Vale Saúde.

Como fazer soro caseiro

O soro caseiro é uma bebida isotônica natural que ajuda a repor os eletrólitos perdidos pelo nosso corpo, principalmente durante o exercício físico ou em dias de muito calor. Ele é fácil de fazer e muito mais barato do que as bebidas industrializadas. Além disso, você pode personalizar o sabor do seu soro caseiro de acordo com o seu gosto, usando frutas e outros ingredientes naturalmente doces.

Mulher bebendo soro caseiro em um copo de vidro
Mulher bebendo soro caseiro. Foto: Pexels

Origem

A bebida isotônica surgiu nos anos 1970, nos Estados Unidos, com o objetivo de hidratar os atletas durante os treinos e competições. Inicialmente, ela era feita a partir de uma mistura de sais e açúcares, que ajudavam a repor os eletrólitos perdidos pelo suor. Com o passar dos anos, as bebidas isotônicas foram ganhando novos ingredientes, como vitaminas e minerais, que aumentavam ainda mais os seus benefícios.

No Brasil, a bebida isotônica ganhou o nome de “soro” e, atualmente, é uma das bebidas mais consumidas pelos atletas de todas as modalidades esportivas.

Para que serve?

O soro caseiro é uma bebida muito eficaz na reidratação do nosso organismo. Ele é indicado para todas as pessoas, mas principalmente para os atletas, pois ajuda a repor os líquidos e os eletrólitos perdidos pelo suor durante o exercício físico. Também pode ser consumido em dias de muito calor, quando o nosso corpo perde líquidos com mais facilidade.

Além disso, o soro caseiro também é uma ótima opção para quem quer perder peso, pois ajuda a saciar a fome e a manter o corpo hidratado.

Outro benefício do soro, é ajudar na hidratação, em caso de doenças, como a diarreia, viroses e demais problemas, que podem fazer com que seu corpo faça evacuações excessivas, com muita frequência. Sendo assim, tomar soro será indispensável.

A seguir, ensinaremos passo a passo como fazer soro caseiro. Fique de olho!

Limões cortados em rodelas para fazer soro caseiro
Limões cortados em rodelas. Foto: Pexels

Como fazer soro caseiro: Ingredientes

Para fazer o seu próprio soro, você vai precisar de:

  • 1 litro de água filtrada ou mineral;
  • 1 colher (sopa) de sal;
  • 1 colher (sopa) de açúcar;
  • Suco de 1/2 limão;

Opcionalmente, você também pode adicionar outros ingredientes para dar um sabor especial à sua bebida, como frutas frescas ou congeladas, chás gelados ou essências. Fique à vontade para experimentar!

Modo de preparo

O modo de preparo do soro caseiro é bem simples. Primeiro, dissolva o sal e o açúcar na água filtrada ou mineral. Em seguida, adicione o suco de limão e mexa até que os ingredientes estejam completamente dissolvidos. Por último, adicione as frutas, os chás ou as essências de sua preferência e sirva gelado.

Você também pode preparar uma versão do soro caseiro usando somente água mineral e limão. Nesse caso, basta dissolver o suco de meio limão em 1 litro de água mineral e beber à vontade. Essa versão do soro caseiro é ideal para quem está de dieta ou para quem quer manter o corpo hidratado sem ingerir muitos açúcares.

Soro caseiro com limão
Soro com limão. Foto: Pexels

Como servir

O soro caseiro pode ser servido gelado ou a temperatura ambiente. Se você estiver fazendo exercício físico ou em um dia quente, é recomendado servir a bebida gelada para que ela possa repor os líquidos perdidos pelo suor com mais eficiência. Já se você estiver em um dia mais tranquilo, pode servir o soro caseiro à temperatura ambiente.

O ideal é consumir o soro caseiro logo após o preparo, para garantir que ele está fresco. No entanto, se você não conseguir tomar a bebida imediatamente, pode guardá-la na geladeira por até 24 horas. Após esse período, o soro caseiro perderá alguns dos seus nutrientes e não será tão eficaz na reidratação do organismo.

Como fazer soro caseiro: Dicas extras

Aqui vão algumas dicas extras para você fazer o seu próprio soro caseiro:

A água filtrada ou mineral é importante para garantir que a bebida não contém impurezas que possam prejudicar a sua saúde. Se você não tiver acesso à água filtrada ou mineral, pode usar a água da torneira, mas lembre-se, que é importante ferver a água e deixá-la esfriar, antes de usá-la para fazer o soro caseiro. Isso vai permitir que algumas das impurezas presentes na água sejam eliminadas.

O suco de limão é importante para acidificar a água e evitar que as bactérias se proliferem. No entanto, se você não tiver limão em casa, pode substituí-lo por outro tipo de suco cítrico, como laranja ou abacaxi.

O soro caseiro também pode ser uma ótima opção para quem está gripado ou com algum tipo de infecção. Nesses casos, basta adicionar um pouco de gengibre à bebida para aumentar as suas propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias.

Como fazer soro caseiro com sabor
Soro caseiro. Foto: Pexels

Curiosidades

Aqui vão algumas curiosidades sobre o soro caseiro:

  • A bebida isotônica foi criada nos Estados Unidos nos anos 1970;
  • Ela é uma ótima opção para repor os líquidos e os eletrólitos perdidos pelo suor;
  • O soro caseiro também é uma ótima opção para quem quer perder peso;
  • Ele pode ser servido gelado ou à temperatura ambiente;
  • O soro caseiro pode ser guardado na geladeira por até 24 horas;
  • A água filtrada ou mineral é importante para garantir que a bebida não contém impurezas;
  • O suco de limão é importante para acidificar a água e evitar que as bactérias se proliferem.
  • Você pode usar o soro, para se manter hidratado, em caso de viroses, diarreias e vômitos.

E aí, quer mais dicas e receitas?

Acesse agora mesmo, nosso site oficial da Blog Vale Saúde e conheça mais dicas, receitas e informações sobre alimentos, xaropes e muito mais! Vote em nossas estrelas abaixo e avalie nosso conteúdo! Sua opinião é fundamental, para que possamos trazer novidades, para você leitor!

  • Confira mais sobre como fazer soro caseiro, no Wikipédia!

Perguntas Frequentes

Como posso fazer soro caseiro?

Para fazer soro caseiro, você vai precisar de água filtrada, sal e açúcar. Em um litro de água, dissolva o sal e o açúcar. Em seguida, adicione o suco de limão e mexa até que os ingredientes estejam completamente dissolvidos. Por último, adicione as frutas, os chás ou as essências de sua preferência e sirva gelado.

Quais os ingredientes para fazer soro caseiro?

Os ingredientes para fazer soro caseiro são água, sal e açúcar.

Por quanto tempo posso guardar o soro caseiro?

O soro caseiro pode ser guardado por até cinco dias na geladeira.

Avalie esse artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Afiliado