Pular para o conteúdo

O que é Dieta Cetogênica: Aprenda como fazer e para que serve

Quer saber o que é dieta cetogênica e como fazê-la? Então veja já as principais dicas e recomendações, da nossa equipe de especialistas da Blog Vale Saúde! Saiba como você deverá fazer a dieta e como ela funcionará em seu organismo. Veja a seguir e aprenda mais!

O que é Dieta Cetogênica

A Dieta Cetogênica ou Keto, como também é chamada, é uma dieta baixa em carboidratos e rica em gorduras que promete auxiliar no emagrecimento.

Ela é considerada uma dieta de baixo índice glicêmico (IG), o que significa que os carboidratos são metabolizados lentamente, mantendo a saciedade por mais tempo.

O que é dieta cetogênica
Ovos cozidos no pão. Foto: Pexels

Origem

A Dieta Cetogênica surgiu nos anos 1920, como um tratamento para a epilepsia. O seu principal objetivo era aumentar as concentrações de cetonas no cérebro, o que, supostamente, ajudaria a diminuir os sintomas da epilepsia.

Como funciona?

A Dieta Cetogênica é dividida em 3 fases: a indução, a manutenção e a transição. A fase de indução é a mais restritiva e dura cerca de 2 semanas. Nessa fase, o objetivo é reduzir o consumo de carboidratos para menos de 50 gramas por dia, o que geralmente equivale a 2-3 porções de frutas ou vegetais.

Como fazer a Dieta Cetogênica

Para fazer a Dieta Cetogênica, é importante que você coma gorduras boas, como óleos de coco e de abacate, além de carnes magras e orgânicas. Você também pode comer ovos, queijos e legumes, mas deve evitar alimentos ricos em carboidratos, como pão, arroz e massas.

O que é Dieta Cetogênica: Tipo de alimentos permitidos

Os principais alimentos permitidos na Dieta Cetogênica são: carnes magras e orgânicas, ovos, queijos, óleos de coco e abacate, legumes e frutas.

óleo de coco em u pote de vidro
Óleo de coco. Foto: Pixabay

Alimentos proibidos

Os principais alimentos proibidos na Dieta Cetogênica são: pão, arroz, massas, açúcar, doces, frutas cítricas, legumes com amido e bebidas alcoólicas.

Dicas de atividades físicas

Para auxiliar no emagrecimento e na manutenção da Dieta Cetogênica, é importante que você pratique atividades físicas. Uma dica é começar devagar, com caminhadas leves ou até mesmo dançar dentro de casa.

Importância de fazer atividades físicas, junto com a dieta

Fazer atividades físicas, junto com a Dieta Cetogênica, irá te ajudar a perder peso de forma mais rápida e saudável. Além disso, as atividades físicas ajudam a manter a massa muscular e os ossos fortes.

O que é Dieta Cetogênica: Cuidados necessários

A Dieta Cetogênica não é recomendada para gestantes, crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas. Além disso, é importante que você consulte um médico ou nutricionista antes de iniciar a dieta.

Queijos saudáveis
Queijos. Foto: Pexels

Dieta Cetogênica é segura?

Sim, a Dieta Cetogênica é segura. No entanto, é importante que você siga as orientações do seu médico ou nutricionista para evitar quaisquer complicações.

Benefícios

Os principais benefícios da Dieta Cetogênica são: auxílio no emagrecimento, diminuição do apetite, aumento da energia e melhora da digestão.

Malefícios

Os principais malefícios da Dieta Cetogênica são: dores de cabeça, náuseas, constipação e dores nas articulações.

comida saudável
O que é dieta cetogênica. Foto: Pexels

É preciso consultar um médico ou nutricionista?

Sim, é importante que você consulte um médico ou nutricionista antes de iniciar qualquer tipo de dieta. Isto irá te ajudar a saber se a Dieta Cetogênica é indicada para o seu caso.

Curiosidades

  • A Dieta Cetogênica pode ser usada para tratar a epilepsia;
  • Ela foi criada nos anos 1920;
  • A Dieta Cetogênica é dividida em 3 fases: indução, manutenção e transição;
  • Para fazer a Dieta Cetogênica, você deve comer gorduras boas, carnes magras e orgânicas, ovos, queijos, legumes e frutas;
  • Alimentos proibidos na Dieta Cetogênica são: pão, arroz, massas, açúcar, doces, frutas cítricas, legumes com amido e bebidas alcoólicas;
  • É importante que você pratique atividades físicas para auxiliar no emagrecimento;
  • A Dieta Cetogênica não é recomendada para gestantes, crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas;
  • Os principais benefícios da Dieta Cetogênica são: auxílio no emagrecimento, diminuição do apetite, aumento da energia e melhora da digestão;
  • Os principais malefícios da Dieta Cetogênica são: dores de cabeça, náuseas, constipação e dores nas articulações.
Carne magra e comida saudável O que é dieta cetogênica
Comida saudável. Foto: Pixabay

E aí, quer conhecer mais dicas?

Se você tem curiosidade sobre como ter uma alimentação saudável, como preparar alimentos, fazer dietas ou ainda, usar xaropes naturais, acesse nosso blog da Blog Vale Saúde e veja receitas e dicas incríveis!

Perguntas Frequentes

O que é uma dieta cetogênica?

É uma dieta baixa em carboidratos e rica em gorduras que fornece ao corpo uma maneira alternativa de obter energia. Em uma dieta cetogênica, o corpo queima gorduras em vez de carboidratos para fornecer energia para o cérebro e outros órgãos.

Por que uma dieta pode ser eficaz para perda de peso?

Uma dieta cetogênica, pode ser eficaz para perda de peso porque aumenta a sensação de saciedade e reduz o apetite. Também pode ajudar a queimar gordura em vez de carboidratos, o que pode levar a uma maior perda de peso.

Quais os riscos de uma dieta cetogênica?

Pode causar efeitos colaterais como náuseas, vômitos, diarreia e dor de cabeça. Também pode levar à má absorção de nutrientes e à perda de massa muscular. Além disso, pessoas com diabetes ou problemas no fígado ou nos rins podem ter complicações se seguirem a dieta.

Como posso saber se uma dieta cetogênica é adequada para mim?

Antes de iniciar uma dieta, é importante falar com um médico ou nutricionista. Eles podem avaliar se a dieta é adequada para você e monitorar os possíveis efeitos colaterais.

Qual o nível de carboidratos permitidos em uma dieta cetogênica?

A maioria das pessoas que segue a dieta, ingere menos de 50 gramas de carboidratos por dia. No entanto, o nível ideal de carboidratos varia de acordo com o indivíduo e pode ser mais alto ou mais baixo, dependendo da tolerância.

Avalie esse artigo

1 comentário em “O que é Dieta Cetogênica: Aprenda como fazer e para que serve”

  1. Este Texto me convenceu de uma coisa, eu absolutamente sinto que este site precisa de muita atenção por parte das pessoas, porque é realmente muito interessante.
    Eu provavelmente vou voltar a ver. Os textos são muito bem escritos.
    Obrigado pela informação e Parabéns.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Afiliado