Pular para o conteúdo

Xarope de Laranja: Como fazer em casa + Dicas de uso

Conheça para que serve, como fazer e quais as propriedades medicinais do Xarope de Laranja. Veja dicas, cuidados e recomendações, em nosso conteúdo da Blog Vale Saúde a seguir!

O que é

O xarope de laranja é um condimento líquido feito com suco de laranja, açúcar e, às vezes, outros ingredientes como raspas de laranja, especiarias ou extrato de baunilha. Ele tem um sabor cítrico intenso e adocicado, além de uma cor laranja vibrante.

O xarope de laranja é versátil e pode ser usado em diversas receitas, doces e salgadas. Algumas das aplicações mais comuns incluem:

  • Coquetéis e bebidas: O xarope de laranja é um ingrediente essencial em muitos coquetéis clássicos, como a Margarita, o Cosmopolitan e o Sidecar. Ele também pode ser usado para dar sabor a bebidas não alcoólicas, como limonadas, chás gelados e smoothies.
  • Sobremesas: O xarope de laranja é uma ótima cobertura para sorvetes, panquecas, waffles e frutas. Ele também pode ser usado para fazer molhos para bolos, tortas e outros doces.
  • Pratos principais: O xarope de laranja pode ser usado para dar sabor a pratos salgados, como carne de porco, frango e peixe. Ele também pode ser usado para fazer marinadas, molhos e glacês.

Origem

O xarope de laranja é uma bebida tradicional na culinária italiana. A receita é antiga e remonta ao século XVI, quando foi criada na cidade de Nápoles. A bebida consiste em uma mistura de água, açúcar, laranja e canela, e é servida quente ou fria.

Para que serve?

O xarope, é uma bebida refrescante e saborosa, ideal para o inverno. Além de ser uma ótima opção para aqueles que buscam uma bebida mais natural e saudável.

Xarope de laranja com frutas ao fundo
Xarope com frutas. Foto: Pexels

Propriedades medicinais

As laranjas são ricas em vitamina C, um importante antioxidante que ajuda a combater os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce. A fruta também é rica em fibras, o que ajuda no funcionamento do intestino.

Ingredientes

Confira a seguir, os ingredientes necessários, para fazer o xarope:

  • 1 litro de água;
  • 2 laranjas;
  • 2 colheres (sopa) de canela em pó;
  • 1 kg de açúcar.

Modo de preparo

Comece pelo suco das laranjas. Corte as frutas ao meio e retire todas as sementes. Em seguida, bata as laranjas no liquidificador até obter o suco.

Em uma panela, misture o suco das laranjas, a água, o açúcar e a canela. Leve ao fogo baixo e deixe fervendo por cerca de 15 minutos, mexendo sempre até que o açúcar esteja completamente dissolvido.

Desligue o fogo e deixe o xarope repousar por cerca de 30 minutos. Coloque em um recipiente e guarde na geladeira.

Xarope de laranja com céu azul ao fundo
Xarope de laranja. Foto: Pexels

Como armazenar?

A maneira correta de armazenar o xarope de laranja depende se ele é feito em casa ou comprado pronto:

Xarope de laranja caseiro:

  • Refrigeração: O xarope de laranja caseiro deve ser armazenado na geladeira em um recipiente hermético. Isso ajudará a manter a qualidade do xarope e evitará que ele estrague. O xarope de laranja caseiro armazenado adequadamente na geladeira deve durar cerca de 1 mês.
  • Congelamento: O xarope de laranja caseiro também pode ser congelado para aumentar sua vida útil. Para congelar, despeje o xarope em um recipiente hermético e seguro para freezer e congele. O xarope de laranja congelado deve durar cerca de 3 meses.

Xarope de laranja comprado pronto:

  • Siga as instruções do rótulo: A melhor maneira de armazenar o xarope de laranja comprado pronto é seguir as instruções do rótulo. A maioria dos xaropes de laranja comprados em lojas deve ser armazenados em um local fresco e escuro, como uma despensa ou armário. Depois de aberto, o xarope de laranja comprado em lojas geralmente deve ser refrigerado e usado dentro de 1 mês.

Dicas gerais de armazenamento:

  • Use um recipiente hermético: Para manter a qualidade do xarope de laranja, é importante armazená-lo em um recipiente hermético. Isso ajudará a evitar que o xarope absorva ar e umidade, o que pode fazer com que ele estrague.
  • Evite a luz solar direta: A luz solar direta pode fazer com que o xarope de laranja perca seu sabor e cor. Armazene o xarope de laranja em um local fresco e escuro, como uma despensa ou armário.
  • Mantenha o xarope frio: O xarope de laranja refrigerado dura mais tempo do que o xarope armazenado em temperatura ambiente. Se você não for usar o xarope de laranja imediatamente, é melhor armazená-lo na geladeira.

Seguindo essas dicas, você pode garantir que seu xarope de laranja tenha a melhor qualidade e sabor possíveis.

Benefícios

  • Rico em vitamina C;
  • Ajuda no funcionamento do intestino;
  • Combate os radicais livres;
  • É uma bebida refrescante.

Malefícios

  • A laranja é uma fruta ácida, o que pode causar problemas estomacais em algumas pessoas;
  • Por conta da alta concentração de açúcares, pode causar diabetes e outros problemas;
  • Não deve ser usado em excesso, pois pode gerar doenças.

Contraindicações

  • Pessoas com problemas estomacais devem evitar o consumo da fruta.
Xarope de laranja em uma garrafa com frutas ao lado
Xarope em uma garrafa. Foto: Pexels

Como tomar

O xarope de laranja pode ser consumido quente ou frio, acompanhado de um pedaço de bolo ou pão.

Seu uso é permitido sem receita médica?

Sim, o xarope de laranja é uma bebida natural e não precisa de receita médica para ser consumida.

Curiosidades

Confira algumas curiosidades, sobre o xarope, feito a partir das laranjas:

  • A receita do xarope de laranja é antiga e remonta ao século XVI;
  • A bebida é servida quente ou fria;
  • O xarope de laranja pode ser armazenado na geladeira por até 2 semanas.
Xarope de laranja
Suco de laranja adoçado com xarope. Foto: Pixabay

Quer conhecer ainda mais?

Se você deseja saber mais, sobre diferentes receitas e dicas de outros xaropes, acesse nosso site oficial, da Blog Vale Saúde e conheça!

Você pode votar em nossas estrelas, avaliar nosso conteúdo e garantir que possamos sempre trazer novos e melhores assuntos para você, leitor!

Perguntas Frequentes

Qual a diferença entre xarope de laranja e suco de laranja?

O xarope de laranja é feito a partir da casca e do bagaço da fruta, enquanto o suco é feito apenas com a polpa. O sabor do xarope é mais concentrado e amargo, enquanto o suco é mais doce e refrescante. Além disso, no xarope, é adicionado grandes quantidades de açúcar, onde o produto é fervido. Já o suco, pode ser ingerido sem açúcar e fresco.

Como é feito o xarope de laranja?

O xarope de laranja é feito a partir da casca e do bagaço da fruta. Primeiro, os ingredientes são triturados e depois cozidos em água até se transformarem em um xarope espesso.

Qual a principal utilidade do xarope de laranja?

O xarope de laranja é amplamente utilizado como um ingrediente em diversas receitas, sobremesas e bebidas. Também é conhecido por seus benefícios medicinais, pois é rico em vitamina C e outros nutrientes essenciais.

O xarope de laranja é um ingrediente saudável?

Sim, o xarope de laranja é um ingrediente saudável. Ele é rico em vitamina C e outros nutrientes essenciais, o que o torna um ótimo aliado para a imunidade.

Existem receitas que utilizam xarope de laranja como principal ingrediente?

Sim, existem diversas receitas que utilizam xarope de laranja como principal ingrediente. Algumas das mais populares são bolos, tortas, muffins e cupcakes de laranja.

Avalie esse artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Afiliado