Pular para o conteúdo

Como fazer molho de tomate caseiro e delicioso: Aprenda 7 Dicas!

Conheça dicas, curiosidades e uma receita completa, sobre como fazer molho de tomate, delicioso, caseiro e muito mais saboroso! Confira o passo a passo da Blog Vale Saúde, a seguir!

Origem

A origem do molho de tomate é incerta, mas muitos acreditam que ele foi criado na Itália. A partir daí, o molho foi espalhando pelo mundo todo e ganhando muitas variações, dependendo da região em que era preparado. Por exemplo, nos Estados Unidos, o molho de tomate é geralmente feito com óleo de canola, vinagre balsâmico e manjericão. Na Espanha, é comum adicionar azeite extra virgem e alguns temperos como o tomilho ou o alecrim.

Molho de tomate sendo preparado
Como fazer molho de tomate. Foto: Pixabay

Como fazer molho de tomate

O molho de tomate é um prato muito popular que pode ser encontrado em muitos cardápios de restaurantes. Pode ser usado como um molho para acompanhar outros pratos ou usado para preparar outras receitas. O molho de tomate é fácil de preparar e pode ser servido com diversos pratos. Neste artigo, vamos explorar como fazer molho de tomate e quais são os seus ingredientes e modos de preparo.

O molho de tomate é uma mistura de tomates maduros, cebola, alho, óleo, vinagre, sal e ervas. Todos estes ingredientes são processados no liquidificador para formar um molho suave e saboroso. Esta é a base do molho de tomate, mas ele também pode conter outros ingredientes como azeite, vinho tinto e até mesmo alguns temperos como pimenta do reino ou manjericão.

Aprenda como fazer massa de pizza + Dicas e Curiosidades!

Ingredientes necessários

Os ingredientes necessários para preparar o molho de tomate são:

  • Tomates maduros;
  • Cebola;
  • Alho;
  • Óleo;
  • Vinagre;
  • Sal;
  • Ervas.

Estes ingredientes podem variar dependendo da região em que o molho é preparado. Além disso, você pode adicionar outros temperos a gosto ou tirar ingredientes que você não gosta!

Tomates maduros e bem vermelhos em um fundo vermelho
Tomates maduros. Foto: Pixabay

Modo de Preparo

O modo de preparo do molho de tomate é bem simples. Primeiro é preciso refogar a cebola e o alho em óleo quente. Em seguida, adicione os tomates maduros já cortados em cubos e refogue até que eles fiquem macios. Depois disso, coloque os ingredientes no liquidificador e bata até obter um molho suave e homogêneo. Por fim, adicione sal a gosto e ervas frescas. O molho está pronto para ser servido.

Como fazer maionese: Veja dicas e o passo a passo simples!

Como servir

O molho de tomate pode ser servido quente ou frio. Quando servido quente, costuma ser usado como um molho para acompanhar outros pratos, como massas ou carnes assadas. Quando servido frio, é usado principalmente em saladas ou em sanduíches. Além disso, o molho também pode ser usado como base para outras receitas, como pizzas ou lasanhas.

Como fazer molho de tomate
Molho de tomate pronto. Foto: Pixabay

Dicas Extras

Uma dica extra para preparar um molho de tomate delicioso é usar tomates maduros e frescos. Quanto mais maduros forem os tomates, mais saboroso será o molho. Além disso, use ervas frescas para dar um sabor extra ao molho. Outra dica interessante é adicionar um pouco de vinho tinto para dar aroma e cor ao prato.

Como fazer massa de panqueca: Veja uma receita fácil e simples!

Receitas que usam Molho de Tomate

Confira a seguir alguns pratos, que usam molho de tomate em usas receitas:

  1. Lasanha de Carne com Molho de Tomate;
  2. Pizza Margherita;
  3. Espaguete com Molho de Tomate;
  4. Macarrão à Bolonhesa;
  5. Sanduíche Italiano;
  6. Arroz à Grego;
  7. Enchiladas de Frango;
  8. Espetinho de Frango;
  9. Salada Caprese;
  10. Almôndegas Italianas.
Macarrão com molho de tomate
Molho de tomate em massas. Foto: Pixabay

Quer saber mais?

Se você gostou de saber como fazer molho de tomate e quer conhecer mais dicas como essa, acesse já o nosso blog da Blog Vale Saúde e saiba mais!

Perguntas Frequentes

O que é necessário para fazer molho de tomate?

Para preparar o molho de tomate, é preciso ter alguns ingredientes básicos. Estes incluem tomates frescos, cebola, alho, azeite, sal, pimenta, manjericão, tomilho, páprica e açúcar. Alguns chefs também adicionam vinho branco, salsa ou outros temperos para dar mais sabor.

Como fazer molho de tomate?

Os principais passos para preparar o molho de tomate incluem descascar e cortar os tomates em cubos, refogar a cebola e o alho no azeite, juntar os tomates, temperar com sal, pimenta, manjericão, tomilho e páprica. Finalmente adicione um pouco de açúcar para equilibrar os sabores.

Que outros alimentos combinam bem com o molho de tomate?

O molho de tomate combina bem com diversos pratos. É especialmente popular com massas, como espaguete e lasanha, ou com carnes assadas e frango grelhado. Também é possível servi-lo com legumes cozidos e arroz branco.

Avalie esse artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Afiliado