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O que comer para melhorar a circulação e evitar o inchaço?

A nossa alimentação é uma das principais responsáveis pelo bem estar físico, mental e pela saúde de maneira geral. Se você quer saber como evitar o inchaço, acompanhe esse artigo.

Alguns das doenças mais comuns, como hipertensão e diabetes, estão diretamente relacionadas aos hábitos alimentares associada ao sedentarismo.

A máxima “você é o que você come” faz muito sentido, por isso uma alimentação rica em frutas, verduras, legumes e grãos, com a ingestão de muito líquido, como sucos e água, ajudam a prevenir doenças e desconfortos, além de evitar gastos e transtornos com tratamentos médicos.

Além da alimentação, é preciso consultar o médico regularmente e realizar check-ups para saber se anda tudo bem no seu organismo. 

Se você está sofrendo com inchaços e má circulação, uma alimentação equilibrada será fundamental para ajudá-lo a lidar com esses problemas. Por esse motivo, reunimos aqui informações do que comer para melhorar essa condição. 

Lembre-se sempre: A avaliação de uma nutricionista também é muito importante, ela vai te orientar quanto à dietas e nutrientes necessários para manter a saúde em dia.

Comer para evitar inchaço

A importância de uma alimentação equilibrada e saudável

Uma boa alimentação – saudável e equilibrada – garante que você tenha uma boa qualidade de vida e bem estar geral. Ela vai te ajudar a: 

  • Manter o bom funcionamento do sistema imunológico; 
  • Evitar e combater doenças;
  • Melhorar a memória e o humor; 
  • Reduzir a sensação de cansaço e estresse diários; 
  • Melhorar a qualidade do sono;
  • Prevenir o envelhecimento precoce da pele; 
  • Ter mais disposição e mais energia para realizar as tarefas do dia a dia
  • Melhorar o sistema digestivo; 
  • Fortalecer ossos e músculos;
  • Regular o organismo.

Você já percebeu que os benefícios são inúmeros, por isso comece a repensar o que você oferece para seu corpo e a melhor forma para incluir na sua rotina uma alimentação adequada às suas necessidades.

Problemas com inchaço e circulação e o que comer para evitá-los

Uma alimentação adequada ajuda a aliviar esses desconfortos, mas esteja atento para procurar um médico especialista, pois apenas ele poderá te informar sobre quais as causas desses problemas.

A má circulação pode estar relacionada à consumo de drogas como álcool e tabaco, problemas cardíacos, renais e vasculares, pressão alta, diabetes, cujo sintomas mais comuns são o inchaço – ocasionado pela retenção de líquido – formigamentos e dores nas pernas. 

Uma dieta equilibrada, aliada à prática de exercícios físicos evita que esses problemas se agravam e se transformam em varizes e tromboses venosas, por exemplo. Conheça agora que você deve comer para ajudar a melhorar esse quadro:

1. Alimentos ricos em água e vitamina C

Frutas e leguminosas ricas em água, como melancia, morango, melão, pepino, chuchu, etc. Sucos e chás também são ótimas opções. 

Alimentos ricos em líquidos ajudam a eliminar toxinas que estão provocando o problema, pois ele estimula o rim a filtrar e eliminar essas toxinas do corpo, que melhorando a circulação e diminuindo o inchaço.

Inclua laranjas e limões na sua dieta, ela é rica em vitamina C, flavonoides e polifenóis e antocianinas, componentes capazes de reduzir o colesterol, que é inimigo da boa circulação. O bagaço da laranja ajuda também a evitar o acúmulo de gordura nos vasos sanguíneos.

2. Alimentos anti inflamatórios

Incorporar alimentos como alho, gengibre e cebola roxa na alimentação é importante, pois são poderosos anti inflamatórios naturais.

O gengibre combate dores musculares e problemas circulatórios e possui uma enzima que ajuda a dissolver uma proteína envolvida na coagulação do sangue. Já o alho, protege a aorta, esses dois alimentos afinam o sangue, melhorando a circulação. A cebola roxa previne o aparecimento de vazinhos.

3. Verduras verdes

Incluir verduras verdes como espinafre, couve e alface na alimentação ajudam a filtrar o sangue e a limpar o fígado. os famosos sucos verdes funcionam e são importantes por esse motivo.

4. Sementes

Sementes de abóbora e girassol são ricas em vitamina E e grandes aliadas na proteção dos tecidos do corpo e para melhorar a elasticidade dos vasos sanguíneos, previne coágulos e favorecem a circulação nas pernas.

Meias de compressão

Além da alimentação, se você sofre com dores e desconfortos frequentes devido à circulação, pode recorrer ao uso de meias de compressão, que quando utilizadas de maneira correta, ajudam a prevenir e combater o problema.

Elas são indicadas para melhorar a circulação, evitar as varizes e diminuir o inchaço nas pernas, devido à pressão que exercem para auxiliar no caminho do sangue das pernas ao coração.

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