Pular para o conteúdo

Quantidade de Comida Mínima para Adolescente

Você sabe qual é a quantidade de comida mínima para o adolescente?

Essa é uma das muitas dúvidas que temos hoje em consultório, mães preocupadas com a quantidade de comida mínima para adolescente já que elas acham que seus filhos comem de mais.

Antes de entrar na parte nutricional vamos falar um pouquinho sobre a adolescência e suas mudanças.

Sabe- se que a adolescência é um dos períodos mais excitantes porém desafiadores do desenvolvimento humano.

A adolescência é uma época de tremenda transformação fisiológica, psicológica e cognitiva, durante a qual uma criança se torna adulto.

Alimentação e fatores psicológicos no adolescente

Nas alterações psicológica entra a questão dos alimentos que podem ser e frequentemente são utilizados como uma forma de exercer a autonomia.

Os adolescentes podem optar por tornarem-se vegetarianos, como uma forma de diferenciarem-se dos pais que ingerem carne, ou para expressar suas preocupações éticas e morais sobre o bem -estar dos animais ou do meio ambiente. Quem em casa nunca teve uma situação assim?

A ingestão de refeições rápidas do tipo os fast food se torna um fator social forte para os adolescentes se diferenciarem de seus pais e das gerações mais velhas.

adolescente indecisão
adolescente indecisão

Solicitar aos adolescentes para pararem de comer refeições do tipo fast food é o equivalente a solicitar que parem de ser adolescentes.

Os adolescentes no início e meio da adolescência encontram-se sob risco de restrição de calorias como forma de dieta, devido a preocupação com a imagem corporal.

Os adolescentes nesta idade, em geral, são incapazes de fazer correlações entre os comportamentos atuais e seus riscos futuros de saúde.

A educação nutricional e métodos de orientação que enfocam a aparência do adolescente, como melhora do aspecto da pele e  promoção do crescimento dos cabelos, tem maior probabilidade de serem eficazes em adolescentes jovens.

Necessidade nutricionais do adolescente

Não se trata da quantidade de comida mínima para adolescente e sim das necessidades de nutrientes que este adolescente precisa.

Embora a ingestão alimentar de referencia ( DRI), forneça uma estimativa das necessidade de energia e nutrientes para um adolescente individual, as necessidades reais variam muito entre adolescentes, como resultado de diferença em composição corporal, grau de maturação física de cada adolescente.

A adequação da ingestão energética é mais bem avaliada com base no IMC do adolescente, levando em conta também outros fatores como ganho de peso excessivo ou perda de peso ou se o seu IMC estiver abaixo da curva da normalidade.

O que faz preocupar os profissionais de saúde principalmente o nutricionista quando esta atendendo um adolescente é o excesso na ingestão de energia que são centradas na ingestão de gorduras e açúcares adicionados aos alimentos industrializados.

Bebidas adoçadas são os principais contribuintes para adição de açúcar na dieta do adolescente.

Proteínas

No adolescente as necessidades de proteína variam com o grau de atividade física deste adolescente. Já a ingestão insuficiente de proteínas é incomum.

Já nos adolescentes que seguem dieta vegana constituem um grupo de risco elevado da ingestão inadequada de proteínas e nestes casos a importância de seguir um acompanhamento nutricional com o profissional para estar suprindo essa necessidade.

Gorduras

Os valores da DRI para ingestão absoluta de gorduras ainda não foram estabelecidos para adolescentes.

Minerais e vitaminas

Já a necessidade de micronutrientes são elevadas durante a a adolescência para suprir o crescimento físico e desenvolvimento.

Os minerais e vitaminas essências na adolescência são: Cálcio, ferro e zinco

Hábitos e comportamentos alimentares no adolescente

Os hábitos alimentares que são vistos mais frequentemente entre os adolescentes incluem consumo irregular de refeições, excesso de lanches, comer fora de casa ( especialmente em locais de fast food) dietas e pular refeições.

Vários fatores contribuem para estes comportamentos, incluindo a diminuição da influencia da família e aumento de influencia dos pares sobre as escolhas de alimentos e de saúde, exposição a mídia, prevalência de empregos fora de casa, maior capacidade de gastos e aumento de responsabilidade, deixando menos tempo para que os adolescentes se alimentem com suas famílias.

Então analisando todo este quadro da ingestão de nutrientes em que o adolescente precisa ingerir não temos como dizer de forma geral quanto de comida mínima para adolescente precisar no dia, isso vai da individualidade de cada adolescente levando em conta cada fator que existe.

Se o adolescente precisar de uma dieta isso será o profissional que esta atendendo que vai fazer um cardápio especifico para aquele adolescente.

Agora deixo algumas dicas fáceis de lanches:

Lanches saudáveis para adolescentes

Então para minimizar que o adolescente ingira muitas vezes os fast food vocês podem estar deixando pronto para eles alguns lanches que fica fácil de o adolescente ingerir e estimular o mesmo a uma alimentação saudável.

  • Pudim feito com leite desnatado
  • Um copo de leite desnatado adoçado com uma colher de chá de chocolate, ou calda de morango
  • Maças fatiadas mergulhadas em manteiga de amendoim ou creme de caramelo sem gordura
  • Mini pizzas de bolos ingleses (cobertura com tomates/molo de pizza e queijo mussarela)
  • Pipocas
  • Laranjas descascadas
  • Húmus ( pate de grão de bico) e pão
  • Mussarela e queijos em bolas
  • Tortilhas cozidas com molho de feijão ou salsa
  • Batata assada (no microondas) coberta por salsa, iogurte ou creme azedo sem gordura
  • Biscoitos integrais, biscoitos sem gordura trans
  • Bebidas de frutas, refresco (metade de suco de uva e metade de água gaseificada)
  • Granola ( frutas secas e sementes)
  • Cenourinhas e molho cremoso a base de alho, cebola e especiarias pobre em gorduras
  • Barras de granola pobre em gordura
  • Mini bolos de arroz ou bolos de pipoca
  • Sanduíche com recheios leves, com fatias de peru, queijo e tomate
Ideia de Lanches para adolescentes
Ideia de Lanches para adolescentes

Coloque a sua criatividade em ação, caso não tenha ideias te convido a dar uma olhada em nosso site que disponibilizamos varias receitas legais e fácil de estar sendo feita.

E lembre-se o adolescente muitas vezes age como as crianças onde não gosta de experimentar novos sabores, isso cabe aos responsáveis estimular e convidar o adolescente a fazer esses novos experimentos de sabores de gostos.

Se gostou deste artigo te convido a compartilhar com mais pessoas e deixe seu comentário abaixo com dúvidas que nós te respondemos:

 

5/5 - (1 votos)

1 comentário em “Quantidade de Comida Mínima para Adolescente”

  1. Obrigada por compartilhar um fato tão informativo!! Eu enviei isto para um parceiro que estava necessitando dessa informação. E ele ficou muito feliz!! Então me permita agradecer… Obrigada por gastar o seu tempo para discutir esse tema aqui no seu site .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *