Há muitas maneiras de se sentir bem, mas um novo estudo vem mostrando que a dieta do mediterrâneo pode melhorar tanto a sua saúde física como mental.
Já foi provado que aderir a uma dieta mediterrânea reduz o risco de doenças crônicas, como a obesidade, a diabetes de tipo 2 e doença do coração, assim como ela também pode prolongar a sua vida.
Um novo estudo mostra que esta dieta que enfatiza frutas, legumes, peixes, azeite de oliva e nozes pode melhorar a sua saúde física e mental.
Pesquisadores espanhóis perguntaram para mais de 11.000 pessoas a respeito de suas dietas para determinar se elas seguiam a dieta mediterrânea. Quatro anos depois, os pesquisadores mediram a qualidade de vida dos participantes, tanto em relação a sua condição física, como mental.
Pessoas que seguiam uma dieta mais parecida com a mediterrânea relataram melhor saúde mental e física. A ligação entre este tipo de dieta e qualidade de vida foi mais evidente para o bem-estar físico, no entanto os aspectos da saúde mental também foram positivamente potencializados.
A dieta mediterrânea, que tem a sua própria pirâmide alimentar, determina os alimentos que devem ser consumidos diariamente, semanalmente e, ocasionalmente. Os principais aspectos da dieta incluem:
Todas as refeições principais devem incluir frutas e legumes, cereais e produtos lácteos, como queijo e iogurte.
A principal gordura na dieta é o azeite de oliva, o qual é utilizado no lugar de alimentos como a manteiga e a margarina.
Peixes, aves e ovos são enfatizadas como as principais fontes animais de proteína, sendo a carne vermelha limitada a algumas vezes por mês.
Alimentos assados e açucarados são consumidos apenas moderadamente, incluindo bebidas açucaradas. A fruta fresca é normalmente consumida como sobremesa diária. Vinho também é permitido como parte desta dieta, geralmente junto com as refeições, sendo recomendado um a dois copos por dia para homens e um copo por dia para as mulheres.
A atividade física regular é essencial, a fim de se manter o peso e o condicionamento físico saudável.
Se você gostou deste artigo comenta e compartilha com mais pessoas
Apaixonada por gastronomia e cultura, criei esse site para compartilhar meus conhecimentos e minhas experiências, dicas de alimentação saudável e comportamento alimentar! Atuei por quase 10 anos como nutricionista, e atualmente me dedico a redação desse site, e nas horas vagas, faço artesanato.