Pular para o conteúdo

Como fazer Bolinho de Arroz: Dicas rápidas e receita completa!

Aprenda com esse passo a passo da Blog Vale Saúde, como fazer bolinho de arroz! Veja uma receita completa e super fácil, para aprender o jeito certo de fazer seus bolinhos!

Como fazer bolinho de arroz

O bolinho de arroz é um prato típico da culinária japonesa e consiste em uma massa de arroz frito, enrolado com uma variedade de ingredientes. Geralmente, os bolinhos de arroz são servidos como aperitivo, ou então, como um lanche rápido. No entanto, também é possível servi-los como prato principal, acompanhados de uma sopa e/ou salada.

Como fazer bolinho de arroz com limão sobre tábua de madeira
Bolinho de arroz sobre tábua de madeira. Foto: Pexels

Origem

A origem do bolinho de arroz é incerta, mas acredita-se que ele surgiu durante a era Meiji, no Japão. Naquela época, o arroz era um alimento bastante escasso e, por isso, era considerado um alimento precioso. Assim, as pessoas só o consumiam em ocasiões especiais, como festas e cerimônias. Com o tempo, o bolinho de arroz tornou-se um alimento popular e hoje em dia é possível encontrá-lo facilmente em supermercados e restaurantes japoneses.

Os primeiros registros do bolinho de arroz datam do século XVIII, quando um livro de culinária japonesa chamado “Sakuteiki” mencionou um prato semelhante ao bolinho de arroz. No entanto, naquela época, o prato era preparado de forma diferente e era servido como acompanhamento de sopa.

Veja também: Como fazer arroz doce!

O que é o bolinho de arroz?

Os bolinhos de arroz podem ser preparados de diversas formas e com diversos ingredientes. Os mais comuns são os bolinhos de arroz enrolados com carne e/ou vegetais. No entanto, também é possível encontrar bolinhos de arroz com frutas e até mesmo com chocolate.

Como fazer bolinho de arroz: Ingredientes necessários

Para fazer bolinho de arroz, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 1 xícara (chá) de arroz cozido;
  • 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo;
  • 1 colher (sopa) de manteiga;
  • 1 ovo;
  • Sal;
  • Óleo para fritar.

Além dos ingredientes acima, você também pode adicionar outros ingredientes a gosto, como carne, vegetais, frutas etc.

Como fazer bolinho de arroz com molho
Bolinho de arroz com molho. Foto: Pexels

Modo de preparo

O primeiro passo para fazer bolinho de arroz é cozinhar o arroz. Coloque o arroz em uma panela com água e leve ao fogo. Deixe cozinhar até que o arroz esteja al dente. Depois, escorra a água e reserve.

Enquanto o arroz está cozinhando, prepare os outros ingredientes. Em uma tigela, misture a farinha de trigo, a manteiga, o ovo e uma pitada de sal. Depois, adicione o arroz cozido e misture bem até obter uma massa homogênea.

Para fazer os bolinhos de arroz, modele as bolinhas da massa com as mãos e frite-as em uma panela com óleo bem quente. Frite até que os bolinhos estejam dourados por todos os lados. Depois, escorra o excesso de óleo em uma folha de papel toalha e sirva a seguir.

Saiba como fazer omelete!

Como servir

Os bolinhos de arroz podem ser servidos simplesmente como aperitivo ou lanche. No entanto, também podem ser servidos como prato principal, acompanhados de uma sopa e/ou salada.

Para servir os bolinhos de arroz como prato principal, basta colocar uma porção em cada prato e acompanhar com uma sopa e/ou salada. Se preferir, você também pode servir os bolinhos de arroz enrolados com um pouco de molho por cima.

Bolinho de arroz redondos em um prato branco
Bolinho de arroz. Foto: Pixabay

Como fazer bolinho de arroz: Dicas extras

Algumas dicas extras que podem te ajudar na hora de fazer bolinho de arroz:

  • Se a massa ficar muito mole, adicione um pouco mais de farinha de trigo;
  • Se a massa ficar muito dura, adicione um pouco mais de água;
  • Você também pode adicionar outros ingredientes a gosto na massa, como carne, vegetais, frutas etc.;
  • Para dar um sabor especial aos bolinhos de arroz, você pode adicionar um pouco de molho de soja na massa.

Confira como fazer Purê de Batata!

Curiosidades

Apesar de ser um prato bastante popular no Japão, o bolinho de arroz ainda é um prato relativamente desconhecido fora do país. No entanto, nos últimos anos, esse prato tem ganhado cada vez mais popularidade no mundo todo e hoje em dia é possível encontrá-lo facilmente em restaurantes japoneses pelo mundo.

Os bolinhos de arroz também são conhecidos pelo nome “onigiri” ou “omurice”. No entanto, esses nomes são utilizados para se referir a outros pratos que também consistem em uma massa de arroz enrolada com diversos ingredientes.

Bolinho de arroz sobre uma tábua com fundo branco
Como fazer bolinho de arroz. Foto: Pexels

Quer saber mais?

Se você gostou das nossas dicas de como fazer bolinho de arroz, confira mais receitas completas, como essa, em nosso site da Blog Vale Saúde. Vote em nossas estelas e avalie nosso conteúdo!

  • Confira mais dicas de como fazer bolinho de arroz, no Wikipédia!

Perguntas Frequentes

Como faço um bolinho de arroz?

Para fazer um bolinho de arroz, você precisará de: arroz cozido, uma colher (sopa) de manteiga, uma xícara (chá) de farinha de trigo, uma colher (sopa) de açúcar, uma colher (sopa) de fermento em pó e uma pitada de sal. Em primeiro lugar, derreta a manteiga em uma panela e adicione o arroz, a farinha de trigo, o açúcar, o fermento em pó e o sal. Misture bem até que a massa esteja bem incorporada. Pegue porções da massa e faça bolinhos, apertando-os para que fiquem bem compactos. Frite os bolinhos em uma panela com óleo quente até ficarem dourados. Escorra os bolinhos em papel toalha para remover o excesso de óleo e sirva.

O que eu preciso para fazer um bolinho de arroz?

Você precisará de: arroz cozido, uma colher (sopa) de manteiga, uma xícara (chá) de farinha de trigo, uma colher (sopa) de açúcar, uma colher (sopa) de fermento em pó e uma pitada de sal.

Como posso temperar os bolinhos de arroz?

Os bolinhos de arroz podem ser temperados com diversos ingredientes, como: queijo ralado, ervas frescas picadas, sementes de erva-doce, canela em pó, cravo-da-índia em pó, noz-moscada em pó, entre outros.

Quais são as diferentes formas de servir os bolinhos de arroz?

Os bolinhos de arroz podem ser servidos com molhos diversos, como: ketchup, mostarda, molho barbecue, entre outros. Também podem ser servidos simplesmente com sal e limão.

Posso fazer os bolinhos de arroz com arroz integral?

Sim, é possível fazer os bolinhos de arroz com arroz integral.

Avalie esse artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Afiliado