Pular para o conteúdo

Como Fazer Feijão: Guia prático e rápido para fazer e temperar seu feijão!

O feijão é um alimento indispensável no Brasil. É rico em proteínas e fibras, além de ser uma ótima fonte de ferro. No entanto, muitas pessoas ainda têm dificuldades para cozinhar o feijão de maneira correta. Neste artigo, vamos ensinar como fazer feijão de forma simples e prática.

Para começar, escolha os grãos de feijão que mais lhe agradarem. Depois lave-os em água corrente para remover eventuais impurezas. Coloque os grãos em uma panela e cubra-os com água. Deixe a panela de molho por pelo menos 6 horas antes de começar a cozinhar.

Após o tempo de molho, lave os grãos novamente e coloque-os na panela. Cubra-os com água e leve ao fogo. Deixe o feijão cozinhar até que estejam macios. Geralmente, isso leva cerca de 1 hora. Caso o seu fogão seja elétrico, o tempo pode ser um pouco maior.

Durante o cozimento, não se esqueça de mexer o feijão de vez em quando para evitar que grudem no fundo da panela. Se a água evaporar, acrescente mais um pouco para não deixar o feijão secar.

Uma dica importante é não adicionar sal durante o cozimento, pois isso pode dificultar a maciez dos grãos. Após o feijão estar cozido, tempere-o com sal e outros temperos a gosto. Sirva acompanhado de arroz branco e outros alimentos que desejar.

Feijão na panela
Como fazer feijão na panela. Foto: Recepedia

Como temperar feijão?

Já com o feijão cozido, é hora de começar a fazer o tempero dele, do jeito que você achar melhor. O importante é variar as escolhas, dessa forma, você alcança sabores mais complexos e gostosos para a sua comida.

Temperar o feijão depois de cozido é uma arte, e como toda arte, requer prática e experimentação. Mas não se preocupe, com algumas dicas e truques você vai dominar a arte do tempero.

A primeira coisa a ter em mente ao temperar o seu feijão é o sabor que você quer alcançar. Você quer um feijão mais picante? Doce? Aromático? Ou talvez um pouco de cada um? Seja qual for o seu objetivo, existem certos temperos que combinam melhor com determinados tipos de feijão.

Por exemplo, os feijões pretos e cariocas são ótimos para preparações mais picantes, enquanto os brancos e verdes tendem a se dar melhor com temperos mais suaves.

Uma dica importante é sempre usar temperos frescos, pois eles tendem a ser mais potentes e, consequentemente, proporcionam um sabor melhor. Além disso, evite temperar o feijão antes de cozinhá-lo, pois isso pode atrapalhar o processo de cozimento e deixar o feijão menos saboroso.

Feijão preto
Como fazer Feijão preto. Foto: Tudo Gostoso

Como fazer um feijão bem temperado?

Agora que você já sabe qual o sabor que quer alcançar com o seu feijão, é hora de escolher os temperos certos. Aqui estão algumas dicas:

Para um feijão mais picante: use pimenta-do-reino, chili em pó, Cayenne, pimenta-vermelha ou outras especiarias picantes.

Para um feijão mais doce: use canela, cravo, anis estrelado, erva-doce ou noz-moscada.

Para um feijão mais aromático: use alho, cebola, tomilho, manjericão, alecrim ou salsinha.

Uma vez que você escolheu os temperos certos para o seu feijão, é hora de começar a temperá-lo. Aqui está um passo-a-passo simples para fazer isso:

  1. Em uma panela pequena, frite os temperos escolhidos por alguns minutos até que fiquem aromáticos. Se desejar, também pode acrescentar um pouco de óleo para facilitar o processo.
  2. Adicione o seu feijão cozido à panela e misture bem até que todos os grãos estejam bem temperados.
  3.  Prove o seu feijão e ajuste os temperos conforme necessário. Se estiver faltando sabor, adicione mais tempero; se estiver muito picante/doce/aromático, adicione um pouco de água para equilibrar o sabor.
  4. Sirva o seu feijão temperado com arroz, carne ou outros pratos de sua preferência. Bom apetite!
Como fazer feijão bem temperado
Como fazer feijão bem temperado. Foto: Receitas Nestlé

E aí, Gostou?

E então, conseguiu entender como fazer feijão? É simples né? Porém da um pouco de trabalho! E se você fizer a receita, volte e conte para a gente, aqui abaixo nos comentários, o que você achou!

E se esse artigo te ajudou, e caso tenha gostado, não deixe de votar em nossas estrelinhas, que dessa forma você ajuda o time do Blog Vale Saúde a sempre trazer mais e melhores conteúdo para você, leitor!

Perguntas Frequentes

Quais os ingredientes que preciso para saber como fazer feijão?

Os ingredientes que você precisa para saber como fazer feijão são: feijão, água, sal e todos os seus temperos que preferir.

Qual o tempo de cozimento do feijão?

O tempo de cozimento do feijão depende do tipo de feijão que você está usando e da sua preferência (al dente ou mole). Mas varia de 40 minutos a 1 hora.

Como fazer feijão perfeito?

Para saber como fazer feijão perfeito, você precisa escolher a receita certa e seguir as instruções à risca. Além disso, é importante usar os ingredientes certos e frescos, e preparar o feijão de acordo com as suas preferências pessoais.

Avalie esse artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Afiliado