Pular para o conteúdo

Como Fazer Pudim de Leite Condensado: Passo a passo completo!

Você sabe como fazer pudim de leite condensado? Vamos te mostrar nesse artigo de hoje o passo a passo completo! Confira a seguir.

Pudim de leite condensado é um doce tradicional brasileiro muito fácil de fazer. É uma sobremesa cremosa e deliciosa, perfeita para o café da manhã, o lanche da tarde ou até mesmo para o jantar. O segredo para um pudim de leite condensado perfeito é cozinhar o leite condensado por mais tempo, até que ele fique bem espesso. Você também pode adicionar uma camada de caramelo no fundo da panela antes de adicionar o leite condensado.

E por isso, resolvemos trazer para você uma receita ótima para você aprender a como fazer pudim de leite condensado de forma simples e rápida, para você fazer com o que você tem aí na sua casa. Então, continue a acompanhar e veja todos os detalhes dessa receita!

Como Fazer Pudim de Leite Condensado
Como Fazer Pudim de Leite Condensado. Foto: Globo

Como fazer pudim de leite condensado: Calda

  1. Coloque açúcar na panela e leve ao fogo baixo, fique sempre mexendo, até que o açúcar derreta e fique dourado. Precisa tomar cuidado, já que para queimar tudo é bem fácil.
  2. E quando seu açúcar estiver dourado acrescente água quente e mexa.
  3. Agora, deixe a calma ferver até que o açúcar tenha sido dissolvido e que a calda tenha engrossado.
  4. Basta somente passar a calda para a assadeira com o furo, e reserve.

Ingredientes

  • 1 lata (395g) de leite condensado
  • 1 xícara (240ml) de leite integral
  • 3 ovos
  • 1/2 colher (sopa) de manteiga

Modo de Preparo de como fazer pudim de leite condensado

Veja a seguir o modo de preparo de como fazer pudim de leite condensado:

  1. Pré-aqueça o forno em temperatura baixa (180°C).
  2. Coloque a lata de leite condensado, o leite integral, os ovos e a manteiga em uma panela e misture bem até que todos os ingredientes estejam bem incorporados.
  3. Leve a panela ao fogo baixo e mexa sempre até que o leite condensado engrosse e fique com consistência de creme (isso leva cerca de 15 minutos). Não deixe o leite condensado ferver, pois ele pode queimar e ficar amargo.
  4. Coloque o creme de leite condensado em uma forma untada com manteiga e leve ao forno por cerca de 45 minutos, ou até que o pudim esteja firme.
  5. Depois de pronto, deixe o pudim esfriar completamente antes de servir. Se preferir, sirva-o gelado, com uma camada de calda de caramelo por cima.

Como Fazer Pudim de Leite Condensado no Fogão

Agora que você sabe fazer de forma tradicional, vamos ensinar a fazer no fogão também. Pudim de leite condensado é um dos doces mais tradicionais do Brasil. A receita é bem simples e pode ser feita no fogão, sem precisar de forno.

O primeiro passo é caramelizar o fundo da panela. Para isso, basta colocar o açúcar na panela e deixar derreter em fogo baixo. Enquanto o açúcar derrete, vamos mexendo de vez em quando para que não queime.

Quando o açúcar estiver completamente derretido, adicione o leite condensado e mexa bem até que fique homogêneo. Deixe a mistura cozinhar em fogo baixo por cerca de 30 minutos, mexendo de vez em quando.

Depois de 30 minutos, apague o fogo e deixe a panela esfriar um pouco. Em seguida, coloque o pudim na geladeira e deixe-o descansar por pelo menos duas horas antes de servir.

Para desenformar o pudim, basta passar uma faca ao redor da borda da panela e virar o pudim sobre um prato. É importante que a panela esteja bem untada com óleo ou manteiga para que o pudim não grude.

Se quiser, você pode decorar o pudim com frutas frescas ou chantili antes de servir.

Como Fazer Pudim de Leite Condensado no Fogão
Como Fazer Pudim de Leite Condensado no Fogão. Foto: Guia da cozinha

E aí, Gostou?

E então, conseguiu entender como fazer pudim de leite condensado? É simples né?! E se você fizer a receita, volte e conte para a gente, aqui abaixo nos comentários, o que você achou!

E se esse artigo te ajudou, e caso tenha gostado, não deixe de votar em nossas estrelinhas, que dessa forma você ajuda o time do Blog Vale Saúde a sempre trazer mais e melhores conteúdo para você, leitor!

Perguntas Frequentes

Qual o tempo de preparo para um pudim de leite condensado?

O tempo de preparo para um pudim de leite condensado é de cerca de 30 minutos a 1 hora.

Qual a temperatura ideal para assar um pudim de leite condensado?

A temperatura ideal para assar um pudim de leite condensado é de 180°C.

Qual a forma ideal para assar o pudim de leite condensado?

A forma ideal para assar o pudim de leite condensado é uma forma redonda média (20 cm de diâmetro).

Avalie esse artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Afiliado