Pular para o conteúdo

Como economizar na hora de contratar um plano de saúde?

Aqui no Blog Vale Saúde sempre falamos muito de saúde e bem-estar, importância de alimentação saudável e etc. A verdade que é ter hábitos saudáveis, comer bem, fazer exercícios é só uma parte da rotina para ter uma vida melhor. Acompanhamento médico e exames de rotina são fundamentais para garantir que tudo continue bem. Por isso trouxemos hoje um conteúdo sobre plano de saúde (onde inclusive você poderá fazer consultas com nutricionista)!

Ter um plano de saúde privado é desejo de grande parte da população, portanto, muitas pessoas vão atrás disso, mas, na hora de contratar, algumas coisas são muito importantes de se considerar.

Por exemplo, a qualidade do plano, identificar se atende às suas necessidades e de sua família, saber quais são os locais de atendimento, mas, principalmente, se dá para economizar na hora de contratar. 

Isso porque alguns planos de saúde podem não sair em conta para quem irá contratar e acabar endividando o contratante em uma causa que, na verdade, deveria ser uma utilidade benéfica.

Portanto, procurar economizar na hora de contratar um plano de saúde requer conhecer as ofertas e procurar a que melhor atenderá sua necessidade considerando todos os requisitos citados. 

Neste post você saberá a melhor forma de economizar na hora de contratar um plano de saúde.

Contratar plano de saúde
Cuidados médicos ao longo da vida é fundamental. Foto: Pixabay

O que é um plano de saúde?

Um plano de saúde tem como objetivo oferecer ao contratante acesso à saúde de qualidade, a partir de uma lista pré-definida de profissionais, clínicas e hospitais para atendimento.

Há algumas modalidades de serviços de planos de saúde. São elas: plano de saúde individual, plano de saúde familiar, plano de saúde coletivo e plano de saúde empresarial. Dentro dessas modalidades há alguns nichos como plano de saúde sênior, entre outros. 

Cada tipo de plano de saúde é diferente em relação aos valores, coberturas e tipos de acomodação. Isso para que todas elas consigam atender exclusivamente a necessidade daquele determinado público que atende. 

Qual modalidade de plano de saúde contratar?

Você deve levar em consideração alguns requisitos na hora da contratação. Os planos de saúde são oferecidos em duas categorias basicamente: os particulares e os coletivos. 

Os planos de saúde particulares são contratados diretamente por pessoas físicas em contato com as seguradoras. Ou seja, o interessado entra em contato com a seguradora escolhida e solicita o plano que neste caso pode ser individual ou familiar.

Já o plano de saúde coletivo pode ser empresarial ou por adesão. Sendo assim, os beneficiados precisam ter um vínculo empregatício com a empresa que irá contratar o plano de saúde. 

Os planos de saúde por adesão podem ser feitos por um grupo como associações ou sindicatos. 

Alguns diferenciais entre eles a se destacar é que planos de saúde particulares têm uma política de carência – período que o contratante ainda não pode usufruir alguns benefícios – mais rigoroso. Além disso, o reajuste de preço é regulamentado pela ANS, com teto definido por ano.

Já na contratação do plano de saúde empresarial ou por adesão os períodos de carência são mais baixos ou nem existem, mas não há valores de reajuste regulados pela ANS, ficando a depender da seguradora.

Quais planos de saúde posso contratar?

Não basta escolher qualquer um, precisa ser o plano de saúde ideal para você. É preciso levar em conta a seguradora na hora de contratar e quais são as vantagens que ela oferece. 

O custo-benefício, o suporte oferecido aos contratantes, as acomodações e benefícios precisam ser levados em consideração.

Como economizar ao contratar?

Se essa é a primeira vez que você contrata um plano de saúde é interessante considerar que quando o investimento é na proteção da saúde e bem-estar, já se está fazendo uma economia.

Essa é uma forma de estar à frente de despesas imprevistas e que, pior, tenham relação com a sua saúde, podendo não te deixar capacitado para resolver algo naquele determinado momento que precisar.

A partir disso considere as opções que uma empresa capacitada de seguros de plano de saúde pode te oferecer. Considerando que todos têm vantagens e querem oferecer conforto e bem-estar ao cliente, leve em conta também:

Comparar valores

Veja se vale a pena pagar uma cobertura simples, sendo que por um pouco a mais, teria cobertura completa, por exemplo. Considere, ainda, as acomodações oferecidas, se prefere apartamento ou enfermaria.

Carência

Avalie o tempo de carência. Se é compatível com sua necessidade e se aquele plano é ideal conforme esse período. Busque informações sobre quando poderá realizar consultas, emergências, internações e exames. 

Esclareça suas dúvidas

Ao entrar em contato com uma seguradora, certifique-se de tirar todas as dúvidas, afinal, ninguém deve assinar nada sem saber o que contém no contrato. Portanto, procure conversar com especialistas para entender vantagens e fazer comparativos dos melhores planos de saúde, mas também para entender mais sobre as burocracias.

Entre em contato com a Central Corretor Online e contrate seu plano de saúde!

Como visto, a Central Corretor Online tem disponível uma gama de planos de saúde com ofertas, modalidades e acomodações diversas. Ao selecionar a sua necessidade, que pode ser realizada ao entrar em contato com a Central Corretor Online, você saberá qual plano se encaixa melhor a sua realidade. 

Avalie esse artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *