Pular para o conteúdo

O que é Colágeno?

Como está a firmeza e elasticidade da sua pele? E a saúde dos seus cabelos, unhas e articulações? Isso diz muito sobre o nível de colágeno no organismo.

O colágeno é uma proteína responsável por manter as células da pele, cartilagens e tendões unidas, além de dar estrutura para praticamente todas as partes do corpo, inclusive em cabelos, ossos e unhas.

Cerca de 30% de toda proteína do corpo é colágeno. Essa porcentagem aumenta para 70% do total de proteína da pele, mostrando sua importância para a saúde desse tecido.

Por isso, suplementos de colágeno e cosméticos contendo a proteína são tão procurados como auxiliar no combate a rugas, marcas de expressão e flacidez.

Colágeno

Realmente, o colágeno traz benefícios para a pele, tais como auxiliar na melhora da estrutura, firmeza e elasticidade tanto para a pele do rosto como a do copo.

Conheça mais desse nutriente e como tomá-lo para prevenir o processo de envelhecimento.

Qual é a idade ideal para começar a tomar colágeno?

O corpo humano tem a capacidade de sintetizar colágeno. Porém, a partir dos 30 anos de idade as fibras de colágeno e elastina não são mais produzidas como antes.

O que é Colágeno

Junto com a queda da produção natural de colágeno, começam a aparecer sinais como perda de densidade, firmeza e elasticidade, ocasionando o aparecimento de rugas, estrias e flacidez.

A falta de colágeno faz parte do processo natural de envelhecimento tanto da pele como de outros órgãos.

Além disso, os músculos ficam flácidos, a densidade dos ossos diminui, e as articulações e cartilagens se tornam mais frágeis.

Porém, a perda de colágeno pode ter impacto direto na autoestima, principalmente a feminina.

Para combater a deficiência de colágeno, a reposição de colágeno é indicada a partir dos 30 anos de idade, pois é nesta fase começa a corpo começa a perder 1% a 2% da proteína por ano.

Apesar de o ideal ser a suplementação com colágeno a partir dos 30 anos, a reposição pode ser iniciada aos 25 anos, como uma prevenção.

Antes disso não há necessidade, pois a maior quantidade de colágeno não irá trazer benefício.

Já dos 50 anos em diante, a reposição se torna ainda mais essencial, por que nesta idade, a produção de colágeno cai para apenas 35% do que era antes.

Com a menor quantidade de colágeno ele vai sendo substituído por outro tecido, menos elástico e mais fibroso.

Quem deve tomar colágeno?

O suplemento de colágeno normalmente é indicado para pessoas com 30 anos ou mais ou para aquelas que não conseguem consumir quantidade suficiente de proteínas na dieta.

Isso porque, com o passar dos anos, o organismo perde gradativamente sua capacidade de produzir colágeno.

O colágeno é a proteína responsável pela formação de vários tecidos, tais como a pele, cartilagens, ossos, tendões e como protetor dos órgãos internos.

Portanto, à medida que se envelhece, a pele vai ficando mais flácida e seca. As dores nas articulações, queda de cabelo e unhas enfraquecidas também podem surgir.

Por ser uma proteína essencial para a manutenção da estrutura, integridade e saúde de diversos tecidos e órgãos, o suplemento de colágeno pode ser usado por pessoas que buscam adiar as condições normais do envelhecimento, como a perda da hidratação e elasticidade da pele.

Assim como prevenir e atenuar as rugas, celulites e flacidez, bem como a perda do brilho do cabelo e as unhas fracas.

Mais do que seus efeitos na aparência, a menor síntese de colágeno também é sentida nos músculos, ossos, articulações e ligamentos, deixando o corpo mais susceptível a fraturas.

Além do envelhecimento e dieta inadequada, outras situações também podem interferir  na produção de colágeno.

Dessa forma, a suplementação com colágeno é recomendada para pessoas que fumam ou que permanecem muito tempo expostas ao sol, bem como portadores de algumas doenças especificas que podem interferir na síntese ou absorção do colágeno.

O uso do colágeno pode ainda pode ser utilizado para favorecer a cicatrização de feridas e cirurgias, auxiliando na redução de cicatrizes.

Os principais benefícios do colágeno hidrolisado são:

  • Auxiliar na melhora da firmeza e elasticidade da pele;
  • Auxiliar no fortalecimento de unhas e cabelos;
  • Prevenção do envelhecimento;
  • Ajuda na melhora da saúde de ligamentos e tendões;
  • Auxiliar no emagrecimento.

Quanto de colágeno devo tomar por dia?

A quantidade ideal de colágeno a ser ingerida por dia varia de pessoa para pessoa. Em geral, a dose diária indicada pela maioria dos estudos, é de 10 gramas.

Porém, pessoas com baixa ingesta proteica ou elevado gasto proteico, a recomendação pode ser maior.

A reposição do colágeno pode acontecer tanto pela ingesta de alimentos ricos em colágeno, como os de origem animal, quanto por meio de suplementos.

Alguns exemplos de alimentos ricos em colágeno são: carne vermelha, ovos, peixes, frangos, queijos, leite e derivados.

Já o consumo de suplementos alimentares é capaz de fornecer quantidades maiores e mais biodisponíveis de colágeno para o organismo. Além de ser uma forma mais prática.

Quanto tempo leva para o colágeno fazer efeito?

O consumo regular e nas doses indicadas de suplemento de colágeno ajuda a formar o novo colágeno e assim, trazer benefícios para os tecidos.

Os primeiros efeitos da ingestão de colágeno hidrolisado podem ser notados após dois a três meses de consumo diário.

Para potencializar os resultados do colágeno no organismo, é aconselhável seu consumo juntamente com uma fonte de vitamina C.

Alguns dos melhores suplementos de colágeno já possuem na sua formulação a vitamina C.

Conclusão

A combinação do suplemento de colágeno hidrolisado com vitamina C estimula a síntese do colágeno e auxilia na melhora da firmeza e elasticidade da pele.

O termo hidrolisado diz respeito à forma com que o colágeno se encontra na formulação.

Para ser mais bem absorvida pelo organismo, a molécula de colágeno passa por um processo de hidrólise, onde é quebrado em partículas menores.

Dessa forma, pode ser mais facilmente absorvido e utilizado pelo organismo.

A suplementação com colágeno hidrolisado é indicada melhorar os níveis de colágeno após os 30 anos de idade e auxiliar na beleza da pele, dos cabelos e das unhas.

Escolha um produto de qualidade para suplementar colágeno. Conheça o suplemento de colágeno hidrolisado com vitamina C Nutriblue.

5/5 - (1 votos)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *