Você costuma acordar com o rosto, mãos ou pernas inchadas de vez em quando? Se essas alterações aparecem quando você está no período pré ou pós menstrual, ou se você é uma pessoa sedentária, pode estar sofrendo com a retenção de líquido.
São várias as causas da retenção de líquido, as quais vamos citar a seguir, mas é algo comum principalmente entre as mulheres.
Para entender melhor o que é, as causas e os sintomas desse problema, preparamos esse conteúdo com algumas importantes informações e com dicas de o que fazer para aliviar o inchaço.
O que é retenção de líquido?
A retenção de líquido é o acúmulo de líquidos nos tecidos do organismo de forma anormal. Esse excesso pode surgir devido a vários fatores, como alterações hormonais causadas pela TPM ou por gravidez, ficar muito tempo parado, não praticar atividade física ou ingerir muita quantidade de sal.
Os sintomas desse problema envolvem inchaço em diferentes partes do corpo, podendo ser nas mãos, na barriga, nas pernas, entre outros lugares. Muitas vezes, a retenção de líquido é algo passageiro e que não causa grandes incômodos, nesses casos o inchaço pode ser aliviado com medidas simples.
Dentre essas medidas estão: deitar e colocar as pernas um pouco para cima, abrir e fechar as mãos ou utilizar óleos essenciais para massagear o corpo. Porém, quando a retenção de líquido é acompanhada de outros sintomas pode ser perigoso.
Retenção de líquido: sintomas que exigem atenção
Se você apresentar os sintomas que vamos citar a seguir, a indicação é procurar um médico para averiguar a situação e realizar o tratamento correto. Confira quais são:
- Tosse;
- Falta de ar;
- Dor no peito;
- Inchaço repentino;
- Dor de cabeça;
- Vermelhidão na região inchada;
- Febre;
- Formigamento nas extremidades do corpo;
- Pele brilhante;
- Dores persistentes na perna.
É preciso muito cuidado para que um problema sério não passe despercebido, como por exemplo a trombose que apresenta sintomas semelhantes.
Como acabar com a retenção de líquido?
Agora que você sabe o que causa retenção de líquido e quando exige maior atenção, vamos conhecer algumas dicas para ajudar a eliminar o inchaço da retenção de líquido.
Alimentação correta
Os cuidados com a alimentação são muito importantes para evitar essa condição, é preciso beber muita água ao longo do dia, não tente beber tudo de uma vez, mas sim pequenos goles durante o dia.
Outra dica essencial é diminuir a quantidade de sal nas refeições, podendo substituir por outros temperos naturais. Além de evitar o consumo de alimentos enlatados ou embutidos, pois possuem muito sódio em sua composição.
É possível também ingerir mais alimentos diuréticos, aqueles que são ricos em água, como a melancia, o pepino ou o tomate.
Chá para retenção de líquido
Os chás diuréticos são aliados de quem busca emagrecimento e se livrar dos inchaços da retenção de líquido. A verdade é que todo chá auxilia no efeito diurético, já que quanto mais líquido a pessoa bebe mais ela vai ao banheiro e elimina toxinas na urina.
Mas alguns chás em específico tem um poder maior nesse quesito, como é o caso do chá de:
- Gengibre com canela;
- Cavalinha;
- Hibisco;
- Chá-verde;
- Centelha asiática;
- Castanha da índia;
- Ginkgo biloba.
Esses são só alguns exemplos de plantas que ajudam no efeito diurético e contribuem para a diminuição do inchaço.
Drenagem linfática
A drenagem linfática é uma técnica que ajuda a eliminar os líquidos em excesso no corpo, ela pode ser realizada de duas formas: manual ou com equipamentos.
Manualmente, a técnica consiste em uma massagem com movimentos específicos para atingir os resultados esperados. O processo com equipamentos é chamado de pressoterapia, consiste na mesma estratégia de diminuir a retenção de líquido.
Esses tratamentos são feitos em clínicas de estética, por profissionais qualificados para realizar as técnicas. Geralmente, as sessões são feitas de 3 a 5 vezes por semana.
Atividade física
Fazer exercício físico traz muitos benefícios à vida humana, isso não é novidade para ninguém. Entre esses benefícios está que praticar atividades físicas ajuda de forma natural no desinchar do corpo.
Isso ocorre porque a contração dos grupos musculares durante os exercícios contribui para eliminar o excesso de líquidos. Existem vários tipos de exercícios físicos como a caminhada, a corrida, musculação, andar de bicicleta, entre muitos outros. A dica é encontrar a atividade que mais lhe agrade.
Apaixonada por gastronomia e cultura, criei esse site para compartilhar meus conhecimentos e minhas experiências, dicas de alimentação saudável e comportamento alimentar! Atuei por quase 10 anos como nutricionista, e atualmente me dedico a redação desse site, e nas horas vagas, faço artesanato.